A NATUREZA DIALÉTICA DA AÇÃO DOCENTE: da produção do conhecimento artístico e científico

Autores

  • Leonardo Costa UNICAMP

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a ação docente, em suas dimensões de ensino e aprendizagem, a partir de uma perspectiva dialética. Nesse sentido, apresenta alguns princípios do pensamento dialético contemporâneo em convergência com uma teoria pedagógica que seja ao mesmo tempo consistente e operacional, enquanto formulação teórica e aplicação na prática buscando, especialmente nas artes, exemplificações elucidadoras. A pedagogia histórico crítica, enquanto perspectiva pedagógica aqui explorada apresenta-se, portanto, como uma alternativa que supera a dicotomia entre teoria e prática, oferecendo respostas aos professores que buscam conciliar o pensamento pedagógico com o dia-a-dia da produção e socialização do conhecimento. 

Biografia do Autor

Leonardo Costa, UNICAMP

Bacharel em Artes Cênicas (2008), mestre em Educação (2013) e doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (em curso). Co-fundador e colaborador na cia. Quase9 Teatro (São Paulo - SP).

Downloads

Como Citar

Costa, L. (2015). A NATUREZA DIALÉTICA DA AÇÃO DOCENTE: da produção do conhecimento artístico e científico. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 3(4). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/1686

Edição

Seção

Dossiê - Que Metodologia para que teatro em que Escola?