UM SENTIDO PARA O TEATRO NA ESCOLA: Um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt

Autores

  • Thiago de Castro Leite Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo discute o sentido do fazer teatral na escola, bem como sua relevância na escolha das práticas metodológicas. Neste intuito, mobilizamos o pensamento de Hannah Arendt, mais especificamente sua compreensão sobre o papel da educação: inserir as novas gerações em um legado histórico e cultural comum, um mundo de significados compartilhados. A partir do pensamento da autora, propomos identificar algumas especificidades da instituição escolar, bem como da linguagem teatral, almejando atribuir um sentido a esta arte enquanto atividade educativa. Por fim, apresentamos uma experiência teatral realizada num colégio de ensino fundamental na cidade Boituva, interior do estado de São Paulo, a qual acreditamos contribuir para a discussão aqui proposta. 

Palavras-chave: Sentido; Educação; Teatro na escola; Hannah Arendt;

Biografia do Autor

Thiago de Castro Leite, Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Mestrando em Educação na área de Filosofia e Educação pela FE/USP e graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela ECA/USP.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Leite, T. de C. (2015). UM SENTIDO PARA O TEATRO NA ESCOLA: Um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 3(4). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/1493

Edição

Seção

Dossiê - Que Metodologia para que teatro em que Escola?