ATIVIDADE E EXPERIÊNCIA NA (TRANS)FORMAÇÃO DO OLHAR DO ESPECTADOR

Autores

  • William Fernandes Molina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este texto trata da atividade do espectador e das diferentes interpretações que se faz dessa atitude, apoiando-se, principalmente, no posicionamento de Jacques Rancière em relação ao espectador emancipado. Busca-se relacionar a atividade do olhar à passividade necessária à experiência, conforme a compreensão de Jorge Larrosa. O texto apresenta, por fim, uma breve descrição e análise do processo de formação de espectadores que vem sendo desenvolvido junto a um grupo de estudantes de uma escola de Ensino Fundamental a partir do Projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores”. O artigo apresenta, por conseguinte, as relações entre o olhar e o fazer teatro e que contribuições elas trazem para a formação de jovens espectadores. 

Biografia do Autor

William Fernandes Molina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS), sob orientação do Prof. Dr. Clóvis Dias Massa.

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Publicado

2015-11-24

Como Citar

Molina, W. F. (2015). ATIVIDADE E EXPERIÊNCIA NA (TRANS)FORMAÇÃO DO OLHAR DO ESPECTADOR. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 3(4). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/1465

Edição

Seção

Dossiê - Que Metodologia para que teatro em que Escola?