REGISTRANDO PRÁTICAS DE TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS: o registro enquanto recurso de pesquisa

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sergio Andres Lulkin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jonas Ferrari Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Neste artigo apresentaremos reflexões e constatações a respeito da pesquisa sobre práticas de Teatro e Dança com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Em 2015 entramos no terceiro ano de desenvolvimento de atividades junto aos alunos da Escola, apresentando como diferencial desta etapa a capacitação dos participantes no registro em foto e vídeo das atividades desenvolvidas. Propomos assim, que o registro seja um recurso de pesquisa promovendo o participante a participante-pesquisador através de diferentes meios como vídeo, fotografia e desenho, meios estes que evidenciam o ponto de vista dos participantes sobre as atividades por eles desenvolvidas. 

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atriz, professora de Teatro e pesquisadora. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas nas áreas de processos de criação, educação, surdez e deficiências.

Sergio Andres Lulkin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ator e professor de Teatro, Bacharel em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Ator do Grupo TEAR, com direção de Maria Helena Lopes, de 1980 a 2002. Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ambos com orientação do prof. Dr. Carlos Skliar, de Buenos Aires. Doutorado sanduíche com bolsa PDEE/Capes/MEC, na Universidade de Barcelona, com orientação do Prof. Dr. Jorge Larrosa (2005/2006). É professor do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na área de Educação e Teatro. Recebeu 2 prêmios como ator (1981 e 2001). Desde 2010 desenvolve projetos de extensão em Teatro e Educação de Surdos. Os termos mais freqüentes na contextualização da produção são: Teatro, Educação, Prática Pedagógica e Formação de Professores.

Jonas Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Designer e pesquisador. Graduando em Design de produto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em pesquisas que relacionam design, acessibilidade, educação e arte.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Berselli, M., Lulkin, S. A., & Ferrari, J. (2015). REGISTRANDO PRÁTICAS DE TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS: o registro enquanto recurso de pesquisa. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 3(4). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/1452

Edição

Seção

Dossiê - Que Metodologia para que teatro em que Escola?