CULTURA, LÍNGUA E A MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO KRAHÔ NO TOCANTINS

Autores

  • Marta Virginia de Araújo Batista Abreu Universidade Federal do Tocantins
  • Francisco Edviges Albuquerque Universidade Federal do Tocantins

Resumo

No presente artigo apresentaremos a sociedade Krahô, sua língua, sua cultura, sua identidade e sua história.  Faremos considerações acerca do contato dos indígenas Krahô com a sociedade envolvente, para então compreendermos as consequências do contato para a realidade desse povo. Demonstraremos um pouco das características sociolinguísticas, dos saberes tradicionais e dos aspectos culturais do povo Krahô. O contato de duas sociedades de culturas diferentes pode causar intensos conflitos, como disputas entre si e também mudanças culturais. Assim, o contato da sociedade brasileira com a sociedade indígena ocasionou inúmeras alterações, principalmente, para a sociedade indígena. Essas mudanças acarretaram consequências positivas e negativas em vários aspectos, tais como: conflitos de identidade, relações de trabalho, hábitos alimentares, condições de saúde, aspectos econômicos, educação formal, concepções religiosas, dentre outros. Contudo, constatamos que, mesmo diante da situação de conflito linguístico e intercultural em que se encontram, os Krahô tentam resistir às influências culturais e linguísticas, mantendo sua língua, suas atividades culturais e seus saberes tradicionais. Entre o povo Krahô, os aspectos culturais são bem conservados, assim como a prática permanente de rituais. A cultura é bem preservada e pode-se notar o empenho dos indígenas Krahô, em continuar mantendo a cultura e os conhecimentos tradicionais de seus antepassados. Os aspectos sociolinguísticos foram utilizados neste trabalho, também, para descrevermos os aspectos socioculturais da comunidade Krahô e o seu dia a dia, observando os seus usos, costumes e saberes tradicionais, fatores que demonstram a realidade desse povo. Esses fatores sociolinguísticos são importantes para a manutenção da língua materna, bem como as características linguísticas e culturais próprias do povo Krahô.

Biografia do Autor

Marta Virginia de Araújo Batista Abreu, Universidade Federal do Tocantins

 Mestre em Letras: Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda em Letras: Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Tocantins.

Francisco Edviges Albuquerque, Universidade Federal do Tocantins

Professor Associado II da Universidade Federal do Tocantins/UFT - Campus de Araguaína. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Realizou o Estágio Pós-doutoral sobre Os Aspectos Morfossintáticos Apinayé(Jê), na Universidade de Brasília-UNB.

Downloads

Publicado

2021-03-19

Como Citar

Virginia de Araújo Batista Abreu, M., & Edviges Albuquerque, F. (2021). CULTURA, LÍNGUA E A MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO KRAHÔ NO TOCANTINS. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 8(1 e 2), 174–183. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/11785