Poética da Várzea: Desenho de uma cartografia urbana
Palavras-chave:
Cartografias, Memória, Arquitetura, Fotografia, CidadeResumo
Esta narrativa apresenta a proposta do projeto MemoriAR, o qual faz parte de uma pesquisa de iniciação científica que busca estudar e elaborar uma cartografia mnemônica do lugar. Desenvolvida por acadêmicos do campo da arquitetura e urbanismo, a prática observa de forma experimental a Várzea, bairro da Zona Oeste do Recife, que mescla entre sua arquitetura atual edificações da época de seu povoamento desde o período colonial português e a ocupação holandesa em Pernambuco. Como processo metodológico, partindo da deriva, os pesquisadores realizaram um trajeto fotográfico pelo local. Em seguida, foram introduzidas em um mapa mental suas apreensões sobre os registros visuais. Nas etapas futuras, os dados coletados serão compilados e analisados para a produção de uma estrutura poética que apresentará os contrastes e conexões entre a arquitetura do presente e a do passado, demonstrando, de forma sensível, como o bairro e suas diferentes manifestações reverberam em seus moradores. Os resultados iniciais demonstraram que ler, registrar e dialogar sobre a cidade por meio de recortes visuais pode ressignificar a percepção dos observadores trazendo à tona detalhes invisíveis do lugar.
Referências
ANDRADE, Adriano Dias de; TARDIVO, Jessica Aline. Travessias urbanas: uma cartografia sensível do lugar. Sillogés, v. 5, n. 1, p. 88-113, jan./jul. 2022.
HATUKA, Tali. A obsessão com a memória: O que faz conosco e com as nossas cidades In: CYMBALISTA, Renato; FELDMAN, Sarah e KUHL, Beatriz. Org(s). Patrimônio cultural: memória e intervenções urbanas. São Paulo: Anablume/Núcleo de Apoio à Pesquisa, 2017. p. 47-60.
KASTRUP, Virgínia; BENEVIDES DE BARROS, Regina. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2012.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História, Memória e Centralidade Urbana. In: Moisaco, Goiás, v. 1, n. 1, p. 3-12, jan./jun. 2008.
RECIFE. Plano Diretor. Disponível em: https://planodiretor.recife.pe.gov.br/. Acesso em: 25 abr. 2022.
SILVA, Antônio W. Fernandes da. Salve o Casarão da Várzea. Minha Cidade, Recife, ano 17, jan. 2017. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/17.198/6389. Acesso em: 28 maio 2022.
SILVA JUNIOR, Josemar Elias da; TAVARES, Ana Lúcia de Oliveira. Patrimônio Cultural, Identidade e Memória Social: suas interfaces com a sociedade. Ciência Da Informação em Revista, Maceió, v. 5, n. 1 p. 3-10, jan./abr. 2018.
WENDERS, Wim. A Paisagem Urbana. Revista do Patrimônio Histórico, Rio de Janeiro, IPHAN, n. 23, 1994.