AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: DESAFIOS METODOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS

Autores

  • Lorena Francisco de Souza Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, geografia escolar, currículo

Resumo

Este trabalho corresponde a reflexões baseadas num projeto em andamento, sob minha coordenação, que visa discutir a questão étnico-racial no processo educativo das escolas de ensino básico a partir da geografia escolar. Desde a implementação da Lei 10.639/03 que obriga o ensino de história da África e cultura afro-brasileira nos currículos escolares, a Geografia, mais precisamente as reflexões e pesquisas sobre o ensino de geografia, pouco tem tratado sobre os caminhos pelos quais a geografia escolar, em suas especificidades, com conceitos e categorias próprios, pode contribuir com o ensino das relações étnico-raciais em seus conteúdos, seja a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, seja a partir de sua matriz curricular. A pesquisa propõe, a priori, analisar também a abordagem étnico-racial presente/ausente nos conteúdos programáticos da geografia escolar, bem como o tratamento das relações étnico-raciais e “africanidades” nos materiais didáticos e nas práticas pedagógicas de professores/as do ensino básico em Itapuranga-GO.

Biografia do Autor

Lorena Francisco de Souza, Universidade Estadual de Goiás

Professora do curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás – Campus Itapuranga

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Publicado

2017-01-19

Como Citar

Souza, L. F. de. (2017). AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: DESAFIOS METODOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 2(2), 04–19. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/3120

Edição

Seção

Artigos