O CHOQUE COMO NOVA ESSÊNCIA DA OBRA DE ARTE E SUPERAÇÃO DA MONOCULTURA DO SABER EM CORALINE E CORALINE E O MUNDO SECRETO
THE SHOCK AS A NEW ESSENCE OF THE WORK OF ART AND OVERCOME OF THE MONOCULTURE OF THE SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN CORALINE (2003) AND CORALINE (2009)
DOI:
https://doi.org/10.20873.24220Resumo
A literatura infantojuvenil ecoa de diversos modos na sociedade pós-moderna e parte da resposta às obras se dá também pela sua relação com a produção cinematográfica de adaptações. Uma nuance bem forte dessas interpretações corresponde à menorização da literatura e mais ainda das traduções intermidiáticas. As obras que escolhemos para a nossa análise sofrem triplo ataque, primeiro por Coraline (Gaiman, 2002) ser, claramente, uma obra infantojuvenil, depois, por ter se tornado um best-seller e, por último, pela sua adaptação, Coraline e o mundo secreto (2012), ser em stop-motion. Assim, nossos objetivos partiram do tratamento da literatura infantojuvenil como uma categoria cuja menorização advém da monocultura do saber, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, bem como defender as características insólitas das obras a partir de Tzvetan Todorov e, por fim, tratar da essência da arte na pós-modernidade segundo os conceitos de shock e stoss, propostos por Benjamin e Heidegger (Vattimo, 1989).
Referências
FELISBERTO, Luis Fernando Stecca; FORTES, Rafael Adelino. O horror na literatura: uma perspectiva de H.P. Lovecraft sobre o desconhecido e o sobrenatural. In: BARROS, Fernando Monteiro de; FRANÇA, Júlio. COLUCCI, Luciana (Orgs.). O medo como prazer estético: (re)leituras do gótico literário. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015; p. 26-40.
GAIMAN, Neil. Coraline. Trad. Regina de Barros Carvalho. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
HATTNHER, Alvaro Luiz. Literatura, cinema e outras arquiteturas textuais: algumas considerações sobre teorias da adaptação. Itinerarios, n. 36, p. 35-44, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/122307>.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010
POE, Edgar Allan. O gato preto. Editora Blue Books. E-book.
TAVARES, Márcia. Você conhece Coraline Jones?: o leitor juvenil e a narrativa de suspense. Campina Grande: Congresso Internacional da ABRALIC, 2013. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2013_1434455910.pdf. Acesso em: 23 ago. 2020.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2004.
VATTIMO, Gianni. A arte da oscilação. In: A sociedade transparente. Lisboa: Garzanti Editore, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).