A gamificação na era da cultura digital

uma proposta didática para o ensino de Língua Inglesa

Auteurs-es

  • Alana Motta Gerlach Instituto Federal Catarinense
  • English INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Mots-clés :

Gamificação na educação; Games e educação; Ensino e aprendizagem de línguas; Ensino de Língua Inglesa.

Résumé

Este trabalho apresenta uma investigação sobre influência dos games no cotidiano dos nativos digitais. A partir desta investigação, propõe-se reflexões sobre o fenômeno da gamificação aplicado à educação e suas possibilidades de inserção em propostas didáticas para o ensino de Língua Inglesa. A intenção foi problematizar e contextualizar esse fenômeno a partir da realidade vivenciada por estudantes do ensino médio e, a partir desta contribuição, traçar possibilidades de aplicação da gamificação no ensino de Língua Inglesa. Essa contextualização se deu a partir do resultado de discussões e problematização de uma coleta de dados realizada com alunos do ensino médio integrado, a qual investigou o interesse desses alunos pelos games, além de sua possível aplicabilidade nas aulas. Após as reflexões que partiram da coleta de dados, propôs-se um caminho para a construção de propostas didáticas gamificadas, além de uma reflexão sobre a possível junção da gamificação com a abordagem de ensino de línguas baseada em tarefas (TBLT – Task Based Learning Teaching), concomitante ao uso de recursos tecnológicos digitais. Dadas as reflexões, a intenção é contribuir com a construção de propostas de ensino inovadoras para o ensino de Língua Inglesa, que visem motivar e engajar os alunos que pertencem a era da cultura digital, a uma participação mais significativa, efetiva e crítica em aulas de Língua Inglesa.

Biographie de l'auteur-e

English, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2017)
Professor do Instituto Federal Catarinense , Brasil.

Références

ARAUJO, R. M. de L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. Disponível em: <file:///C:/Users/Alana/Downloads/7956-Texto%20do%20artigo-20820-2-10-20170418%20(1).pdf > acesso em: 06 out. 2018.
BEZERRA, D. de S. Políticas e planejamento do ensino médio (integrado ao técnico) e da língua estrangeira (inglês): na mira(gem) da politecnia e da integração. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05022013-105725/publico/DANIELLA_DE_SOUZA_BEZERRA_rev.pdf > acesso em: 27 out. 2018.
DETERDING, S. Gamification: designing for motivation. Interactions, v.19, n. 4, p. 14-17, jul./ago., 2012. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/fullHtml/10.1145/2212877.2212883> acesso: set. 2019.
DETERDING, Sebastian et al. From game design elements to gamefulness: defining" gamification". In: Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. 2011. p. 9-15. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/2181037.2181040> Acesso: set. 2019.
FINARDI, K. R.; PORCINO, M. C. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha Desterro, n. 66, p. 239-283, 2014. Disponível em: <file:///C:/Users/Alana/Downloads/Tecnologia_e_Metodologia_no_Ensino_de_Ingles_Impac.pdf >acesso em 13 set de 2018.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in Entertainment (CIE), 2003. Disponível em: <https://blog.ufes.br/kyriafinardi/files/2017/10/What-Video-Games-Have-to-Teach-us-About-Learning-and-Literacy-2003.-ilovepdf-compressed.pdf> acesso em: 06 out. 2019.
______. Learning and games. The ecology of games: Connecting youth, games, and learning, v. 3, p. 21-40, 2008. Disponível em: <https://ase.tufts.edu/DevTech/courses/readings/Gee_Learning_and_Games_2008.pdf> acesso em: 27 out. 2019.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2008.
KAPP, K. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer, 2012.
KRASHEN, S. Principles and practice in second language acquisition. University of Southern California, 2009.
LEFFA,V. Redes sociais: ensinando línguas como antigamente. In: ARAÚJO, J.; LEFFA, V. (Orgs.) Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
______. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. In: Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Buenos Aires. Anais, p. 1-12, 2014. Disponível: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Gamificacao_Adaptativa_Leffa.pdf > acesso em: 02 nov. 2018.
LEFFA, V.; PINTO, C. M. Aprendizagem como vício: o uso de games na sala de aula. Revista (Con) textos Linguísticos, v. 8, n. 10.1, p. 358-378, 2014. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/Aprendizagem_vicio.pdf > 09 nov. 2018.
LOPES, L. P. da M. Linguagem, interação e formação do professor. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 75, n. 179-80-81, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/30363> acesso em: 22 nov. 2018.
PRENSKY, M.; BERRY, B. D. Do they really think differently. On the horizon, v. 9, n. 6, p. 1-9, 2001. Disponível em <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part2.pdf> acesso em: em: 15 nov. 2018.
______. The motivation of gameplay: The real twenty-first century learning revolution. On the horizon, v. 10, n. 1, p. 5-11, 2002. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20The%20Motivation%20of%20Gameplay-OTH%2010-1.pdf> acesso em: 03 nov. 2018.
______. Digital natives, digital immigrants. Part 1. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponíveil em: <https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> acesso em: 09 nov. 2018.
______. Digital game-based learning. Computers in Entertainment (CIE), v. 1, n. 1, p.21-21, 2003. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Ch2-Digital%20Game-Based%20Learning.pdf > acesso em: 02 nov. 2018.
RODRÍGUEZ-BONCES, M., & Rodríguez-Bonces, J. (2010). Task-based language learning: old approach, new style. A new lesson to learn. Profile Issues in Teachers Professional Development, 12(2), 165-178. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/prf/v12n2/v12n2a11.pdf> acesso em: 02 ago. 2019.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2009.
WARSCHAUER, M. A developmental perspective on technology in language education. TESOL quarterly, v. 36, n. 3, p. 453-475, 2002. Disponível em: <http://education.uci.edu/uploads/7/2/7/6/72769947/developmental1.pdf> Acesso em: 06 ago. 2019.
WERBACH, K.; HUNTER, D. For the win: how game thinking can revolutionize your business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012.
WILLIS, Jane. A framework for task-based learning. Harlow: Longman, 1996.
WILLIS, Jane. A flexible framework for task-based learning. Challenge and change in language teaching, p. 52-62, 1996. Disponível em: <https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/57602146/A_flexible_framework_for_task-based_lear.pdf?1540087231=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DA_flexible_framework_for_task-based_lear.pdf&Expires=1591925215&Signature=BzqhVtWIMQ3HT~MDKv10AhzMNdYERiIKgYJ4UmbP0yt3cJ9XGnjWr10FcC8DEGEizIC26eBdE71oErZ3IZ3s6CB3uAswJijaUxB1YQ6GCFtcnZKScimmqtLjBPR0IEnu3WrMJbd-lYjgUrVWSvM-deZpphCfU6HiP26oqkxIvI0ZQ-ikcaObZF3lfjy2WAOm5bjExvH7AsUqFKIkJUkqmIfAvidtodK4UY5xVUKgjv87WyyfCS6QZ9iauFo8FsTUViIHbpME8chIA2NeZy8WEZpxMFcLEsSSkucxGsH~0488LUs1GpLa4DcLipMO1~wQRQNPNyNoLibislbtP24m0A__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA> acesso em: 02 set. 2019.
RICHARDS, J.–ROGERS; RODGERS, S. T. (2014).Third Ed. Approaches and methods in language teaching.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 2015.
SAKUDA, Luiz Ojima; FORTIM, Ivelise. II censo da indústria brasileira de jogos digitais. Ministério da cultura e Homo-Ludens: São Paulo. Disponível em<http://www.cultura.gov.br/feed-geral/-/asset_publisher/G7Zpw3dqBUVE/content/2%C2%BA-censo-da-industria-brasileira-de-jogos-digitais-aponta-crescimento-de-games-no-brasil/10883>acesso em: 09/12/2019.
WIJMAN, T. Global Games market revenues 2018| Per Region and Segment| Newzoo. 2018. Disponível para download em<https://developer.amazon.com/blogs/appstore/post/8bd19103-d51c-4ecf-bbb5-9dd4b7dc5a8b/free-download-2018-global-games-market-report-by-newzoo> acesso em: 12/02/2020.

Téléchargements

Publié-e

2021-02-07

Comment citer

Motta Gerlach, A., & English. (2021). A gamificação na era da cultura digital: uma proposta didática para o ensino de Língua Inglesa. Porto Das Letras, 7(1), 427–449. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9655