TOPONÍMIA EM LIBRAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO BRANCO

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Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar 10 sinais toponímicos de 20 escolas públicas de Rio Branco (AC). A análise desenvolvida foi em relação ao aspecto estrutural, quanto aos tipos de formações morfológicas, e ao aspecto semântico-motivacional, quanto aos possíveis referentes que influenciaram os surdos no ato de criação dos sinais toponímicos. Para tanto, buscamos: i) identificar e catalogar os sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) das escolas de Rio Branco, de acordo com a ficha proposta de Sousa e Quadros (2019b); ii) classificar os tipos de formações morfológicas dos sinais toponímicos selecionados; iii) identificar os fatores motivacionais dos sinais em Libras que nomeiam 10 escolas de Rio Branco; iv) classificar os sinais (em Libras) que nomeiam as 10 escolas selecionadas, seguindo a proposta taxonômica de Dick (1990, 1992) e colaboradores. Como resultado das análises, identificamos: quanto aos aspectos estruturais, oito são sinais do tipo simples híbrido e dois são sinais do tipo simples; quanto aos aspectos semântico-motivacionais, os sinais apresentaram forte influência da Língua Portuguesa, pois as configurações relacionadas às letras das palavras correspondentes à língua oral estavam presentes em oito dos 10 sinais analisados.

Bibliographies de l'auteur-e

Utemara Cristina e Silva Paiva, Universidade Federal do Acre

Bacharel em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental (2011), Graduanda em Letras Libras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). E-mail: utemara.paiva@sou.ufac.br

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós-Doutorado em Linguística Aplicada/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Linguística e Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor dos Programas de Pós-Graduação: Educação (PPGE/UFAC) e Linguística na Universidade do Estado do Mato Grosso (PPGL/UNEMAT). E-mail: alexlinguista@gmail.com

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Publié-e

2022-05-23

Comment citer

Paiva, U. C. e S. ., & Sousa, A. M. de . (2022). TOPONÍMIA EM LIBRAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO BRANCO. Porto Das Letras, 8(2), a22004. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10.20873ppfm9

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