Belazarte me contou: aspectos do conto de Mário de Andrade

Autores/as

  • Valdemar Valente Junior Professor Assistente da Universidade Castelo Branco e da Faculdade Paraíso

Palabras clave:

Mário de Andrade, conto brasileiro, crise social.

Resumen

A proposta deste artigo visa o estabelecimento de uma análise crise acerca da narrativa brasileira tendo em vista a produção dos contos de Mário de Andrade, especificamente no que se refere aos Contos de Belazarte, obra significativa no que diz respeito a uma tomada de posição referente à abordagem da crise econômica e social como decorrência da crise política que se instaura no Brasil, tendo como resultado a Revolução de 1930. Esse período de transformações na política brasileira induz a uma tomada de posição dos escritores modernistas no que diz respeito à consciência do atraso social como marca do subdesenvolvimento do país. Desse modo, a abordagem crítica por meio da narrativa passa a ser um registro significativo. A pesquisa que nos move em direção a essa abordagem diz respeito ainda às contradições do capitalismo dependente que tem como ponto de deflagração o surto industrial concentrado em São Paulo e o teor de desigualdade que essa produção desencadeia no âmbito das populações mais pobres e desassistidas que buscam amparo em atividades subalternas.

Biografía del autor/a

Valdemar Valente Junior, Professor Assistente da Universidade Castelo Branco e da Faculdade Paraíso

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Pós-Doutorado em Literatura Brasileira pela UERJ. Autor de Dispersa sequência: ensaios de Literatura Brasileira (2014) e O mel do engenho, o fel da palavra: desconstrução da ideologia na poesia satírica de Gregório de Matos (2015).

Publicado

2016-12-22

Cómo citar

Junior, V. V. (2016). Belazarte me contou: aspectos do conto de Mário de Andrade. Porto Das Letras, 2(2). Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2514

Número

Sección

ESTUDOS LITERÁRIOS