O Perdão de Andradina de Oliveira: modernidade e belle époque em um espaço de passagem

Autores/as

  • Lucia Henriques Maia Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Cultura, Espaço urbano, Identidades, Genero, Classe

Resumen

Este artigo tem por objetivo a realização de uma análise descritivo-analítica do romance publicado por Andradina de Oliveira em 1910, na cidade de Porto Alegre. A ficção da autora se constitui através de um olhar etnográfico que registra a heterogeneidade da paisagem urbana com grande detalhamento, colocando em destaque as relações de poder do ponto de vista do gênero e da classe social. Tais relações se estabelecem no contexto das transformações da Belle Époque para a modernidade. A investigação da cidade traz à tona discussões sobre a identidade sulina contraposta à identidade nacional e cosmopolita, bem como discussões sobre a modernidade dentro de um espaço urbano periférico em formação. Conclui que, apesar de o romance não constar da historiografia literária em razão de questões de posicionamento autoral, é um momento marcante na história literária do Estado do Rio Grande do Sul e merece ser integrado no seu cânone literário.

Publicado

2016-09-10

Cómo citar

Maia, L. H. (2016). O Perdão de Andradina de Oliveira: modernidade e belle époque em um espaço de passagem. Porto Das Letras, 2(2). Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2014

Número

Sección

ESTUDOS LITERÁRIOS