O Perdão de Andradina de Oliveira: modernidade e belle époque em um espaço de passagem
Palabras clave:
Cultura, Espaço urbano, Identidades, Genero, ClasseResumen
Este artigo tem por objetivo a realização de uma análise descritivo-analítica do romance publicado por Andradina de Oliveira em 1910, na cidade de Porto Alegre. A ficção da autora se constitui através de um olhar etnográfico que registra a heterogeneidade da paisagem urbana com grande detalhamento, colocando em destaque as relações de poder do ponto de vista do gênero e da classe social. Tais relações se estabelecem no contexto das transformações da Belle Époque para a modernidade. A investigação da cidade traz à tona discussões sobre a identidade sulina contraposta à identidade nacional e cosmopolita, bem como discussões sobre a modernidade dentro de um espaço urbano periférico em formação. Conclui que, apesar de o romance não constar da historiografia literária em razão de questões de posicionamento autoral, é um momento marcante na história literária do Estado do Rio Grande do Sul e merece ser integrado no seu cânone literário.
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