ANÁLISE DO DISCURSO ESPACIAL DE CENÁRIOS TEMÁTICOS EM FESTAS DE ANIVERSÁRIO INFANTIL A PARTIR DA SEMIÓTICA SOCIAL E MULTIMODALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-h1d-7Resumen
Este artigo é fruto de uma tese voltada para a análise do discurso espacial de cenários temáticos em festas infantis de aniversário, compreendidos como textos espaciais. O objetivo do artigo é apresentar uma discussão sintetizada dessa análise. Para isso, este texto situa alguns conceitos-chave; apresenta o arcabouço teórico utilizado na pesquisa e os aspectos metodológicos; descreve os contextos de situação e de cultura nos quais os cenários temáticos estão inseridos; promove uma análise descritivo-comparativa dos recursos semióticos utilizados nos espaços reservados aos cenários temáticos e nos cenários, sugerindo interação entre esses textos espaciais e seus usuários; discute as dimensões da prática discursiva e da prática social que permeiam os cenários. Respalda-se nas contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978), Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001; MEURER, 2005), Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005) e Análise do Discurso Espacial (STENGLIN, 2004; 2009; RAVELLI; MCMURTRIE, 2016) advinda da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]). É uma pesquisa de abordagem qualitativa que descreve e analisa os dados de maneira comparativo-interpretativa. Os resultados apontam os espaços destinados aos cenários e os cenários como textos que comunicam ideias, crenças e valores, implicando na concepção de determinada infância brasileira.
Palavras-chave: Cenários temáticos; Discurso espacial; Multimodalidade; Semiótica social.
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