A (res)significação de estigmas na canção Bixa Preta:
os não linguistas e os embates discursivos
Resumen
A linguística popular, postulada em seu contexto francês, considera a atuação de não linguistas no fazer cientifico da linguagem na sociedade. A partir dos apanhados teóricos dos estudos do discurso e da linguística popular, utilizando como corpus analítico a canção “Bixa Preta composta e performatizada pela artista Mc Linn da Quebrada. Na canção, há uma mobilização de termos vistos na sociedade com efeito estigmatizado circulante, tais sentidos são operantes de estigma entre os indivíduos no social e corroboram com a caracterização de algo pejorativo e, ao mesmo tempo, transgressor àquele que se dirige. Assim, na canção, tal mobilização transgressora das normas e dos sentidos pré-estabelecidos, produz efeitos de sentidos distintos dos estigmatizados marcando assim um movimento de evidência dos corpos e ações. Na exposição deste trabalho analítico, trataremos de uma inscrição da palavra como mecanismo de empoderamento, seja do corpo, da performance e do público a que se destina, o que permite uma ressignificação do termo, e traz reflexões para o pensamento científico da linguagem sobre o seu uso e compreensão, na tentativa de um olhar antieliminativo do saber popular, folk.
Palavras-chave: Linguística popular; Discurso; Canção.
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