Praxiologias nas Aulas de Literaturas de Língua Inglesa: Um Olhar sobre A Tempestade, de Shakespeare, na Perspectiva Decolonial

Authors

Abstract

In this paper, we discuss an experience proposed by a professor of English Literatures to problematize language issues and the construction of subaltern subjectivities in William Shakespeare's play The Tempest, from decolonial perspectives. We also aim at reflecting on how students perceive the issues of language and subordinate bodies in the aforementioned play. As a theoretical-epistemological framework, we rely on studies involving literary education (CARBONIERI, 2016; CHINWEIZU, 1987; MACHADO; SOARES, 2021; PEREIRA, 2019, 2020) and on decolonial studies (LANDER, 2005; CASTRO-GÓMEZ, 2007; QUIJANO, 2007, WALSH, 2007). This qualitative research involved a professor of English Language Literature II, five academics who were majoring in Modern Languages (Portuguese and English) at a private institution in Goiás State, Brazil. The empirical material was composed by remotely held discussions about the play The Tempest, and texts written by the students. We could notice the broadening of the students' perspectives on the Shakespearean text, expressed in the reading they made of the characters' speeches through decolonial lenses. Furthermore, our discussions pointed out that, by using decolonial praxiologies in English literatures classes, the students were more critical and realized that, through literary texts, they could understand several aspects related to social inequities they had not noticed when studying them in a conventional way.

Author Biographies

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutorando em Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas, na Linha de Pesquisa LP6 do programa de Pós-graduação Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO (2011), na linha de pesquisa Teoria da Literatura. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, trabalha com as disciplinas: Teoria Literária, Literatura Norte Americana e Língua Inglesa. Também professor efetivo do - COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO NASSER, com a disciplina de Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Línguas e Literaturas atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Inglês, ensino de listening, speaking, writing and reading na escola pública e literatura estrangeira, literatura comparada e fantástica

Fernanda Franco Tiraboschi, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Letras (habilitação em inglês) pela Universidade Federal de Goiás - Campus de Jataí (2010) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - Campus de Goiânia (2015). Atualmente, está cursando o doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. É professora na Secretaria do Estado de Goiás, no entanto, encontra-se afastada para cursar o doutorado. Professora de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa na Faculdade Alfredo Nasser. Seus interesses de pesquisa estão voltados para os seguintes temas: estratégias cognitivas e metacognitivas na compreensão hiperleitora; o ensino e aprendizagem de línguas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem; estudos sobre o hipertexto; multiletramentos e telecolaboração no ensino de línguas estrangeiras; interculturalidade crítica e decolonialidade na educação literária; interseccionalidades na educação literária; crítica literária feminista.

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

é Professor Titular de Língua Inglesa da Universidade Federal de Goiás. É graduado em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), tendo realizado estágio pós-doutoral também na UFMG (2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: correção com os pares, aprendizagem colaborativa, inglês, avaliação, erro e correção, crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas, telecolaboração. Tem vasta publicação nessas áreas, em forma de artigos em periódicos especializados e em capítulos de livros. É autor de Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas; de Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira; e de Vygotsky: A interação no Ensino/aprendizagem de línguas. Organizou os livros A aprendizagem colaborativa de línguas; e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Princípios e Práticas. Juntamente com Maria Cristina Pimentel Campos, da UFV, organizou os livros Culture and arts in Brazil and in the United States: a bridge of multifaceted languages e Intercultural and interdisciplinary studies: pursuits in higher education Organizou, juntamente com Darcilia Marindir Pinto Simões, da UERJ, os livros Metodologias em/de linguística aplicada para ensino e aprendizagem de línguas; Linguística aplicada, prática de ensino e aprendizagem de línguas; Contribuições da Linguística Aplicada para o Professor de Línguas; e Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. Em 1992, foi um dos integrantes da delegação brasileira no programa The Ship for World Youth, patrocinado pelo governo japonês, experiência que lhe possibilitou conhecer o Japão, Estados Unidos, México e Venezuela. De 2006 a 2010, foi o coordenador da UFG no programa Iniciativa em Artes e Cultura Brasil-Estados Unidos, patrocinado pela CAPES/FIPSE, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e duas instituições americanas: University of Montevallo e Gadsden State Community College, ambas no estado do Alabama. Coordenou, de 2012 a 2014, o Programa de Licenciatura Internacional (PLI) entre a UFG e a Universidade de Coimbra. Foi o Vice-Coordenador do GT Ensino-Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada, da ANPOLL, nos biênios 2012-2014 e 2014-2016, e de 2016 a 2018 foi seu Coordenador. Além do GT, participa do grupo DICE em rede (Discurso, Cultura e Ensino), da qual fazem parte pesquisadores da UFG, UFPE, PUC/SP, UNIFRAN, Mackenzie, Universidade de Buenos Aires, Universidade do Porto, UFMA, IFMA, UFJF, UNIFESP e UFSJ. Participa também da Rede Goiana de Educação Internacional, criada em 2017, da qual participam a Universidade Federal de Goiás, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e a Unievangélica. Também participa da ?Red Poncho?, da qual participam colegas de universidades do Brasil, da Colômbia, do Peru e da Espanha, interessados em desenvolver projetos telecolaborativos com a UFG. De março de 2011 a agosto de 2018, foi o Diretor da Faculdade de Letras da UFG. Atualmente é o Secretário de Relações Internacionais da UFG.

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Published

2022-07-21

How to Cite

Rosa de Araújo, E., Tiraboschi, F. F. ., & José Quaresma de Figueiredo, F. . (2022). Praxiologias nas Aulas de Literaturas de Língua Inglesa: Um Olhar sobre A Tempestade, de Shakespeare, na Perspectiva Decolonial. Porto Das Letras, 8(3), 34–53. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/sistemas.uft.edu.br.periodicos.index.php.portodasletras.issue.vi