O booktube:
uma nova forma de conhecer a literatura
Keywords:
Ensino, Literatura, Leitura, Booktube, YoutubeAbstract
In the virtual network, students feel welcomed, finding their favorite books, texts and music, as well as social networks that allow them to exchange ideas with people who have different worldviews. In addition, literary books and subjects of the moment are approached in an interactive and light way, different from how they are worked in the classroom, where it has a hierarchy and a school curriculum to be long. In view of this, this paper discusses the importance of the use of new technologies for a new approach to literature in the classroom. Thinking about it, after a brief theoretical discussion, it is suggested to create video-reviews in the classroom, inspired by the booktubes, in order to encourage reading and building a critical eye.
References
ANTUNES, Celso. A criatividade na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
BALVERDU, Andressa Machado. Comunidade Booktube como estratégia de incentivo à leitura. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação / Curso de Biblioteconomia, Porto Alegre, 2014.
BIRMAN, Joel. Por uma estilística da existência: sobre a psicanálise, a modernidade e a arte. São Paulo: Ed. 34, 1996.
BONATTO, Andréia, et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. 2002. Disponível em:<http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501>. Acesso em: 07/11/2014.
BOOK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução aos estudos da psicologia. 13. Ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
BRANDÃO, H.N.; MICHELETTI, G. Teoria e Prática da Leitura. In:______(Org.). Coletânea de textos didáticos, componente curricular: leitura e elaboração de textos. Curso de Pedagogia em Serviço. Campina Grande: UEPB, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 06 de novembro de 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: documento preliminar. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 de abril e 2020.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. São Paulo, Rio de Janeiro: Duas Cidades I Ouro sobre Azul, 2004.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades. 2002.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da Teoria – Literatura e senso comum. UFMG: Belo Horizonte, 2001.
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Tradução de Marileide Dias Esqueda. Revisão técnica e introdução de Evandro Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. 118 p.
DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São
Paulo: Atlas, 2009.
FAZENDA, Ivani C. A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
JEFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Literatura compartilhada: uma análise da cultura participativa, consumo e conexões nos booktubers. In: Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) - v.4, n.2, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2001.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf>. Acesso em: 06/11/2014.
MESQUITA, Bruna. 5 canais no YouTube para quem gosta de literatura. 2015. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/5-canais-no-youtube-para-quem-gosta-de-literatura/>. Acesso em: 11/01/2018.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
PAIVA, Sthéfani; SOUZA, Adriana Maria de. Booktube como instrumento de Disseminação da Informação para a Geração Digital. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 978-1003, dez. 2017.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins. Fontes, 2007.
SANTOS, Ray da Silva; REIS, Camila Santos; NASCIMENTO, João Paulo de Andrade. A literatura na sala de aula: novo olhar perante o ensino-aprendizagem da língua materna. Aracaju: Unit, Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/ view/2262. Acesso em: 19 de março de 2017.
SILVA, Jaqueline M. Leal. Didática e tecnologia – Construindo novas interfaces. Dissertação de \mestrado. Salvador: UNEB, 2006. Segundo Capítulo.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).