DESLOCAMENTOS POSSÍVEIS NO DISCURSO PEDAGÓGICO METÁLICO EM ENSINO REMOTO NA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.dpdp1

Resumo

O presente artigo visa relatar os possíveis deslocamentos discursivos ocorridos em práticas de estágio docente, durante o ensino remoto emergencial mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de um Centro de Educação de Trabalhadores, no Rio Grande do Sul, no ano de 2021, período marcado pela pandemia mundial de Covid 19. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, conduzida por orientações da pesquisa-ação educacional, sendo que os dados produzidos foram considerados à luz dos referenciais teóricos da Análise do Discurso originária de Michel Pêcheux. Objetivando refletir sobre os possíveis deslocamentos do discurso pedagógico no ambiente mediado pelas TDIC, denominado discurso pedagógico metálico, o corpus analítico da referida pesquisa se constituiu por recortes de fragmentos de fala extraídos de sequências didáticas que representam a interação professor-estagiário e estudantes, realizada no ambiente remoto, em atividade síncrona. Dos resultados, destacam-se o desenvolvimento do processo reflexivo na ação e sobre a ação como instância formativa do professor-estagiário e os deslocamentos enunciativos efetivados pelos participantes da interação. Assim, pode-se afirmar que os sujeitos da pesquisa ocuparam lugares de dizer e posições enunciativas representadas nos recortes, que os inscreveram no discurso pedagógico e os incluíram, ora passivamente, ora ativamente, às tecnologias digitais, diante de um ambiente virtual de aprendizagem e ensino, que é agenciado, percebendo-se, então, mobilizações que trouxeram à tona possíveis efeitos de sentidos acerca daquilo que se denomina discurso pedagógico metálico e se evidencia no estudo realizado.

Biografia do Autor

João Batista da Silva Goulart, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mestrando do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Especializando em Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Uniasselvi. Professor de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na educação básica no município de Montenegro/RS. Participante em Grupos de Pesquisa CNPQ em Teoria Literária e Formação do Leitor. Faz parte de Grupos de Estudos em Análise do Discurso Francesa.

Sita Mara Lopes Sant'Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras Português e Francês, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), com mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000 e 2009, respectivamente). Foi Vice-Reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Gestão 2011 a 2014. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras na graduação e, também, no Mestrado Profissional em Educação- PPGED/UERGS/CAPES. É líder do grupo de pesquisa do CNPq " Educação de Jovens e Adultos:docência, formação e processos pedagógicos da EJA", desde 2014. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos e Interdisciplinares para Níveis e Tipos de Educação, com focos na Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - EJA e Análise de Discurso de linha francesa, desenvolvendo investigações diversas no campo da Educação de Jovens e Adultos. Possui produção acadêmica com base nas seguintes abordagens em EJA: Gestão e políticas públicas, formação inicial e continuada de professores, práticas docentes, processos educacionais do currículo: caminhos metodológicos, planejamento e avaliação. Desenvolve pesquisas em Educação de Jovens e Adultos abrangendo o diagnóstico da oferta e demandas da EJA, processos identitários da docência, sentidos e significados da formação inicial e continuada de professores da EJA.

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

da Silva Goulart, J. B., & Lopes Sant’Anna, S. M. (2023). DESLOCAMENTOS POSSÍVEIS NO DISCURSO PEDAGÓGICO METÁLICO EM ENSINO REMOTO NA EJA. Porto Das Letras, 9(1), 73–100. https://doi.org/10.20873.dpdp1