O MUNDO DESTITUÍDO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE DO AUTOR-CRIADOR EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E EM SÃO BERNARDO

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Abstract

Este artigo intenta apresentar uma proposta de interpretação acerca da posição do autor-criador nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas e São Bernardo. Em nossa análise, buscamos enfatizar a postura melancólica assumida por Brás Cubas e por Paulo Honório diante do mundo representado por eles. Considerando, pois, o autor-criador como uma posição estético-formal e axiológica a partir da qual temos acesso aos eventos narrados (BAKHTIN, 2000), isto é, à obra, compreendemos que, em ambos os romances, os autores-criadores se colocam, reiteradamente, numa relação negativa com o herói e com o mundo que representam, suscitando a imagem de um mundo destituído de um sentido a priori, o que terá como reflexo o tom melancólico dado à narrativa de suas vidas. Dessa forma, entendemos que nesses romances temos excelentes arquétipos da forma romanesca contemporânea, marcada pela crise da posição daquele que narra (ADORNO, 2003) perante o conteúdo da narrativa – a vida. Segundo a interpretação que propomos, tanto Brás Cubas como Paulo Honório narram suas vidas sob o prisma do desencantamento, da falta de propósito da matéria narrada que constitui suas biografias.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-12-23

Zitationsvorschlag

da Silva Santos, R. K. (2022). O MUNDO DESTITUÍDO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE DO AUTOR-CRIADOR EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E EM SÃO BERNARDO. Porto Das Letras, 8(4), 375–396. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13740