Os HAGIOTOPÔNIMOS NA MACROTOPONÍMIA

OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autores

  • Anna Carolina Chierotti dos Santos Ananias Universidade Estadual de Londrina
  • Marilze Tavares Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

toponímia; hagiotopônimos; religiosidade; município brasileiros

Resumo

A Toponímia é a subdivisão da Onomástica e se ocupa do estudo dos nomes próprios de lugares. Diversos autores têm categorizado esse tipo de nome a partir da sua motivação semântica. Dick (1990b), por exemplo, apresenta um modelo taxionômico no qual os designativos geográficos motivados por hagiônimos – nomes de santas e santos –  são chamados de hagitopônimos. O objetivo deste estudo foi apresentar um panorama da ocorrência dos hagitopônimos na macrotoponímia brasileira, ou seja, nos nomes de municípios. Para isso, a partir de consulta aos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), verificou-se que dos 5.570 municípios brasileiros, atualmente, 549 têm como motivação nomes de santos e santas. A análise demonstrou que os estados em que o percentual de topônimos com essa motivação é maior são Maranhão, Paraíba, Piauí, Roraima e Pará; os santos mais recorrentes foram São José, São João e Santo Antônio e esses são mais produtivos especialmente nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. No que se refere à constituição formal dos topônimos, constatou-se que é significativa a quantidade de designativos de estrutura híbrida “português + tupi”. De modo geral, os resultados elencados podem ser relacionados à formação histórica e cultural do país, como, por exemplo, o fato de o Brasil ser um país majoritariamente católico desde o início de sua colonização.

Referências

ANANIAS, Anna Carolina Chierotti dos Santos; ISQUERDO, Aparecida Negri. A religiosidade na toponímia do oeste paranaense: primeiras reflexões. In: Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (CIDS), 2, 2012, Pará. Anais Pará: Faculdade de Letras / Universidade Federal do Pará Gerais, 2012. p. 387-400.

COSTA, Graciete Guerra da. As cidades amazônicas na américa portuguesa. Revista Eletrônica EXAMÃPAKU, Roraima, v. 07, n. 02, p. 18-40, 2014. Disponível em: <file:///D:/Douglas/Downloads/2408-9231-1-PB.pdf>. Acesso em: 27 de maio de 2020.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A dinâmica dos nomes na cidade de São Paulo 1554-1897. São Paulo: Annablume, 1996.
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990a.
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Toponímia e Antroponímia no Brasil: Coletânea de Estudos. 2.ed. São Paulo. Artes Gráficas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ USP, 1990b.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acessado em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Vários acessos.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o número de evangélicos, espiritais e sem religião. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html>. Acesso em 06 de maio de 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em <http://cidades.ibge.gov.br/> Acesso em 20 de maio de 2020.

KUHNEN, Alceu. As origens da Igreja no Brasil – 1500-1552. Bauru: EDUSC, 2005.

SANTOS, Benedita do Socorro Matos; SOUZA, António Nogueira de. A prática missionária jesuítica no estado do Maranhão e Grão-Pará (século XVII). In: Encontro de discentes de História da UNIFAP, 3, 2017, Macapá. Anais Macapá: Faculdade de História/Universidade Federal do Amapá, 2017. P. 01-11. Disponível em <https://www2.unifap.br/cepap/files/2017/10/BENEDITA-E-ANTONIO-A-prática-missionária-jesuítica-no-estado-do-Maranhão-e-Grão-Pará-século-XVII.pdf>. Acesso em: 27 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

dos Santos Ananias, A. C. C. ., & Tavares , M. . (2020). Os HAGIOTOPÔNIMOS NA MACROTOPONÍMIA: OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Porto Das Letras, 6(3), 146–171. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9926

Edição

Seção

Léxico e Dialetologia