A construção identitária da mulher política no Twitter

Autores

  • Andrêza Maria Ferreira Universidade de Pernambuco
  • Jaciara Josefa Gomes
  • Jaciara Josefa Gomes

Palavras-chave:

Análise crítica do discurso; Mulheres; Identidades.

Resumo

Na presente pesquisa, realizamos uma análise crítica do discurso de mulheres ocupantes de cargos políticos, na rede social Twitter. O objetivo principal do estudo foi investigar como se constrói a identidade dessas mulheres que se auto declaram feministas e militantes, através de recursos linguísticos e discursivos percebidos/construídos nas publicações virtuais. Para tanto, retomamos algumas questões relacionadas à inserção da mulher no âmbito político, ao feminismo, à ideologia e à identidade em um contexto pós-moderno. Para esse estudo, nos fundamentamos nos postulados críticos do discurso traçados por Fairclough (2001; 2003), nos significados do discurso, especificamente, no significado identificacional, no qual nos detemos às categorias de avaliação e modalidade. As considerações alcançadas com bases nos dados analisados direcionam para a existência de discursos influenciados pela formação social e histórica brasileira, principalmente no que tange a condição feminina ao longo dos anos, todavia esses discursos se encontram reformulados visto que a mulher contemporânea tem cada vez mais ocupado espaços que vão além da vida privada.

Referências

ALMEIDA, Carla; LUCHMANN, Lígia; RIBEIRO, Ednaldo. Associativismo e representação política feminina no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política. [online], n 8, 2012, p, 237-263.
ALVES, Branca M.; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense, 2003.
ARAÚJO, Clara. Potencialidades e limites da política de cotas no Brasil. Revista Estudos Feministas. Vol. 9 nº 1. Florianópolis, 2001.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem.SãoPaulo:Hucitec, 2006
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense,2008.
COSTA, Amanda A. Mulheres no forró: estilizações de gênero, discurso e ideologia. Dissertação (Dissertação em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013.
DIJK, Teun A. Van. Discurso e poder. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Traduzido de Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2003.
GOMES, Jaciara J. Tudo junto e misturado: violência, sexualidade e muito mais nos significados do funk pernambucano/ “é nos do Recife para o mundo”. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido de Tomas Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro, DP&A, 2006
MOITA LOPES, Luiz. P (org.). Discursos de identidades. Campinas, Mercado de Letras,2003, p. 13-38.
______. Identidades fragmentadas. A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, Mercado de Letras, 2002.
RESENDE, Viviane de M.; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes, 2011.
THOMPSON, Jonh. B. Ideologia e cultura moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
RESENDE, Viviane de Melo. Literatura de Cordel no contexto do novo capitalismo: O discurso sobre a infância nas ruas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, 2005.
NOGUEIRA, Claúdia M. A feminização no mundo do trabalho: Entre a emancipação e a precarização. Campinas: Autores Associados, 2004.
PINTO, Céli R.J. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo:Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.
SAFFIOTI, Heleieth I.B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & realidade. Revisão de Tomas Tadeu da Silva. Porto Alegre, [s.n.], 1995, p. 71-99.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Maria Ferreira, A., Josefa Gomes, J. ., & Josefa Gomes, J. . (2020). A construção identitária da mulher política no Twitter. Porto Das Letras, 6(especial), 33–55. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9780

Edição

Seção

Metalinguagens: língua, ensino e sociedade