Pornopopéia: a(pop)eia de Reinaldo Moraes

Autores

  • Sergio Marcone da Silva Santos UFBA

Palavras-chave:

Pornopopéia; epopeia; Reinaldo Moraes; Literatura contemporânea.

Resumo

Partindo da ideia de instabilidade do gênero Romance, que o permite açambarcar e atualizar outros gêneros tidos como “parcialmente mortos” (BAKHTIN, 1998), discuto a inserção de elementos próprios à epopeia no romance Pornopopéia, de Reinaldo Moraes (2011), a partir da formação de uma cosmogonia própria, e da identificação de um sentido de acabamento peculiar ao épos, bem como, de forma breve, arrisco refletir sobre o caráter heroico do personagem-narrador Zeca em contraponto à figura do malandro, designação, ao que parece, tentadora à primeira vista. Para tanto, recorro a alguns conceitos ligados à literatura pop (CRUZ, 2003), à representação (AUERBACH, 1994; CANDIDO, 1970), e à epopeia (LUKÁCS, 2000; GONÇALVES; BUESCU, 1997). A intenção é verificar a utilização de elementos da épica, considerada, hoje, “um dinossauro literário” (MADÉLÉNAT apud BUESCU, 1997), como empreendimento autoral – o fazer, a técnica literária –, na construção de uma narrativa ficcional brasileira e contemporânea.

Biografia do Autor

Sergio Marcone da Silva Santos, UFBA

Mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia-UFBA

Referências

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Santos, S. M. da S. (2020). Pornopopéia: a(pop)eia de Reinaldo Moraes. Porto Das Letras, 6(2), 151–165. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8271