Wim Wenders e Saramago: Desejo e Individualização dos Seres Místicos
Palavras-chave:
Literatura; Cinema; FilosofiaResumo
Este artigo dispõe-se a analisar as relações temáticas que se estabelecem entre o filme “Asas do Desejo” (1986) do cineasta alemão Wim Wenders e o romance de José Saramago,” As intermitências da morte” (2005) sob a perspectiva da humanização e individualização dos seres místicos em cada obra, da morte no caso do livro e de um anjo no filme. Objetiva-se também demonstrar como o amor atua como o elo na passagem da realidade mística para a realidade terrena. O sentimento amoroso é de fato central como ponto de transformação e mudança para os personagens. O principal eixo teórico do trabalho será a teoria do filósofo alemão Max Stirner sobre o papel do “Único” e da individualidade presentes no livro O único e a sua propriedade(1845), principalmente em se tratando do papel da posse amorosa e do egoísmo. Também serão utilizados como base artigos e monografias, além dos pensamentos de autores como Platão e outros.
Palavras-chave: Literatura; Cinema; Filosofia
Referências
DEFREITAS, Mônica Santos Pereira. Análise do filme “Asas do Desejo”. Revista Intersaberes | vol.1 n. 2, p. 325 - 345 | jul-dez 2006
PLATÃO. Íon. Tradução Victor JabouilleLisboa: Editorial Inquérito, 1988. 97p.
SARAMAGO, José. As intermitências da morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
STIRNER, Max. O único e sua propriedade. Tradução João Barrento. Lisboa: Antígona, 2004
WENDERS, Wim. Asas do desejo. Alemanha: Road Movies, Argo Films, Vídeo Arte, 1987. 128 min., sonoro/legendado, cor e p&b, VHS NTSC.
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