Da literatura ao cinema: o processo de adaptação d’O menino no espelho

Autores

  • Camila Galvão de Sousa UFV
  • Sirlei Santos Dudalski UFV

Resumo

O romance do escritor mineiro contemporâneo Fernando Sabino (1923-2004), O menino no espelho, publicado em 1982, narra, em primeira pessoa, lembranças fantasiosas e criativas da infância vivida na primeira metade do século XX em Belo Horizonte, Minas Gerais. O narrador-protagonista, Fernando, convida o leitor a rememorar os acontecimentos de quando, aos 8 anos, vivia em um tempo em que brincadeiras de rua ainda eram comuns nas pacatas ruas da capital mineira. Em 2014, em uma belíssima homenagem, que é declarada desde o início do filme, foi lançado O menino no espelho, produzido pelo cinema brasileiro e dirigido por Guilherme Fiúza Zenha. As cenas de O menino no espelho foram filmadas na cidade de Cataguases, em Minas Gerais, pelo fato de que Belo Horizonte não preserva mais as características da década de 1930 em que se passa a história. Objetivamos, neste artigo, refletir sobre as potencialidades do diálogo entre literatura e cinema no âmbito dos estudos literários, focalizado a adaptação fílmica do romance de Sabino. Para tanto, nos embasaremos, principalmente, nos estudos de Robert Stam e Linda Hutcheon sobre transposição de narrativas em diferentes mídias.

Biografia do Autor

Camila Galvão de Sousa, UFV

Mestranda em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Sirlei Santos Dudalski, UFV

Professora associada da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em inglês pela Universidade de São Paulo (2007). Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).

Downloads

Publicado

2018-01-28

Como Citar

Sousa, C. G. de, & Dudalski, S. S. (2018). Da literatura ao cinema: o processo de adaptação d’O menino no espelho. Porto Das Letras, 3(2), 71–84. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/3074