O Ensino de Língua Inglesa Através da Literatura: Possibilidades para as Aulas do Ensino Fundamental e Médio
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de língua inglesa, uso da literatura, formação docente.Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar o uso da literatura e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem de língua inglesa (doravante LI). Por meio das diretrizes próprias de um estudo de caso, foram respondidos questionários e realizadas entrevistas com professores de escolas públicas e cursos livres de idiomas em diferentes níveis ou séries do ensino. Partimos do pressuposto de que ensinar LI a partir do uso de materiais literários como os clássicos, livros resumindo os clássicos, gibis ou similares pode possibilitar ao aluno adquirir, além dos conhecimentos específicos na LI, o hábito da leitura, além de propiciar muitos momentos de prática e contato efetivo com a língua alvo. Nossas investigações são apoiadas nos estudos de teóricos como Ur (1999), Corchs (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais: PCNs- (Brasil, 2000), dentre outros. De acordo com nossos resultados pudemos concluir que o uso da literatura inglesa em sala é bastante favorável, porém não muito utilizado nas aulas, devido a problemas como adequação na grade curricular das escolas, tempo reduzido das aulas, salas superlotadas, falta de materiais literários e falta de professores melhores capacitados com o ensino de literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).