O Mestrado Profissional em Ensino e os Produtos Educacionais: A Pesquisa na Formação Docente

Autores

  • Gabriel Gonçalves Freire UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)
  • Daniel Guerrini UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)
  • Alessandra Dutra UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Formação Docente.

Resumo

A efetivação de um processo educativo que promova um ensino com qualidade na escola é viabilizado quando se considera o contexto de atuação profissional e a pesquisa como elementos fundamentais da formação docente. Assim, diferenciam-se os percursos formativos que atribuem importância à pesquisa e o cenário profissional dos professores como elementos essenciais do ato educativo. Os Mestrados Profissionais em Ensino surgem como possibilidade de integrar na formação docente o contexto profissional e a pesquisa na elaboração de produtos educacionais que visam atender as demandas profissionais. Nesse sentido, objetivou-se analisar os produtos educacionais de um Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Londrina, e suas contribuições na formação docente pela pesquisa. Na análise dos produtos aplicados no ano de 2015, percebeu-se contribuição com a articulação entre formação docente, pesquisa e contexto de atuação profissional, em que os produtos educacionais materializaram as pesquisas desenvolvidas durante a formação dos professores, além de proporcionarem a produção de novos conhecimentos. Por conseguinte, a reflexão sobre a formação dos professores ganha espaços nas discussões a respeito dos mestrados profissionais em ensino, em que a pesquisa a partir do contexto de atuação profissional deve ser eixo central.

 

Biografia do Autor

Gabriel Gonçalves Freire, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA (PPGEN)

Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais, Científicas e Tecnológicas (UTFPR)

Daniel Guerrini, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Alessandra Dutra, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

PROFESSORA DOUTORA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Freire, G. G., Guerrini, D., & Dutra, A. (2016). O Mestrado Profissional em Ensino e os Produtos Educacionais: A Pesquisa na Formação Docente. Porto Das Letras, 2(1), p. 100 – 114. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2658

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.