O Ensino De Gramática No Ensino Fundamental
Um Olhar Sobre a Prática Docente
DOI:
https://doi.org/10.20873/2026psalResumo
A presente pesquisa intitulada “O ensino de Gramática no ensino fundamental: Um olhar sobre a prática docente" é uma análise baseada nos resultados de outros artigos e aborda aspectos sobre as dificuldades encontradas na prática docente, bem como problemas atrelados a gramática normativa, gramática essa que na maioria das vezes não leva em consideração as experiências e conhecimentos que os educandos possuem. O trabalho tem como objetivo principal analisar as metodologias e práticas docentes no ensino de gramática do ensino fundamental. Para se chegar ao objetivo proposto, foram utilizadas cinco pesquisas relacionadas ao ensino, bem como as seguintes bases teóricas: Antunes (2003); Bagno (1999); Geraldi (2011); Perini (2004); Soares (2011). Essa pesquisa enquadra-se metodologicamente como bibliográfica e se deu de forma qualitativa, dessa forma estabeleceu-se na área da linguística aplicada, tem como linha de pesquisa teoria e análise linguística. Os resultados alcançados foram organizados de acordo com o objetivo proposto, utilizando como base cinco artigos que contemplam o tema supracitado.
Referências
ALMEIDA, Marcus Vinicius Brotto de. Ensino de gramática na escola: reflexões sobre um caminho. In: SANTOS, Adriano Oliveira; ALMEIDA, Marcus Vinicius Brotto de (Orgs.). Coletânea de textos do I SEL Simpósio de ensino de linguagens: línguas e literaturas na educação básica. São Gonçalo: IFRJ, 2019. p. 102-123.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2007.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: edições Loyola, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018
FERNANDES, Juliana Silva. O ensino de gramática pela leitura: perspectivas e contradições. Monografia de especialização apresentada à Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto. Belo Horizonte, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.
GOMES DA LUZ, Jorgeleno. Diagnóstico do ensino de análise linguística no 9° ano do ensino fundamental na escola Maria Pereira da Silva em Itaituba-PA. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) – Universidade Federal do Pará, Altamira, PA, 2023.
LOPES, Gustavo Henrique Viana; FILHO, Valdinar Custódio. Proposta de atividade epilinguística para o ensino de concordância verbal. Veredas, Montes Claros (MG), Brasil, v. 17, n. 19, p. 1-21, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20a03. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25311. Acesso em: 08 jun. 2024.
MARIS, Stella. Entrevista com a pesquisadora Stella Maris. *Línguas e Linguagens*, ISSN 1981-4755, v. 13, n. 24, p. 265-284, 1º Sem. 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/download/7367/5406/26549. Acesso em: 09 Jan. 2025
MARCONI, Mariana; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PERINI, M.A. Para uma nova gramática do português. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
SILVA, Maria Lúcia da. Um olhar sobre a prática docente na educação básica: que língua é ensinada em sala de aula? Trabalho de conclusão de curso (Curso de Letras: Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca, 2018.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: Uma perspectiva social. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Porto das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).