Intersecções Entre Gênero E Trabalho Na Literatura De Chinua Achebe E Chimamanda Ngozi Adichie

Autores

  • Hellyana Rocha e Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Gênero, trabalho, pós-colonialismo, literatura Nigeriana.

Resumo

Elegendo como objetos de estudo os romances Things fall apart (1958), de Chinua Achebe, e Americanah (2013), de Chimamanda Ngozi Adichie, busca-se observar de que forma os conceitos de gênero, identidade, diáspora e pós-colonialismo são figurados nos textos literários, a partir das reflexões críticas de Gayatri Spivak, Homi Bhabha, e Frantz Fanon. Sob tais aspectos, este texto tem como objetivo analisar a representação da figura feminina frente às relações de trabalho, levando em consideração a diferença entre as vozes literárias de ambos os escritores nigerianos. Por meio da análise dos contextos histórico e literário que circundam e entrelaçam estas narrativas, constatou-se que as relações de gênero influenciam na designação e participação do trabalho feminino nos clãs Igbos, em Things fall apart, principalmente no que se refere aos tratos sociais díspares de poder entre homens e mulheres, decorrentes dos valores culturais locais, e que mais tarde, devido à colonização, sofrerão mudanças. Já em Americanah, as relações de trabalho situam-se no contexto pós-colonial e trazem a personagem feminina para uma conjuntura diaspórica, visto que a identidade da mesma sofre modificações devido à imigração para os Estados Unidos e o consequente preconceito racial e desigualdade de gênero.

Biografia do Autor

Hellyana Rocha e Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui especialização em Gênero e Diversidade na escola pela Universidade Federal do Tocantins (2016), graduação em Letras: português e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (2013), cursa Mestrado em Letras Literatura pela mesma universidade. Tem experiência na área de letras,  com ênfase em literatura de autoria feminina e estudos feministas e de gênero.

Downloads

Publicado

2016-10-16

Como Citar

Silva, H. R. e. (2016). Intersecções Entre Gênero E Trabalho Na Literatura De Chinua Achebe E Chimamanda Ngozi Adichie. Porto Das Letras, 2(3), p. 151 – 170. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2250

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)