Reflexões sobre os Itinerários do PIBID: Entrelaçando Teoria e Prática na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.20873.sl.2514Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), surge em um contexto histórico marcado por diversas políticas de incentivo à formação docente, desencadeadas especialmente pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Inserido nesse cenário, o programa se apresenta como uma estratégia fundamental para o fortalecimento da identidade profissional dos futuros professores, ao aproximar de maneira articulada teoria e prática no processo de formação inicial. Este artigo científico busca explorar as experiências do PIBID como um componente essencial para a consolidação da prática pedagógica, destacando os desafios vivenciados, as aprendizagens adquiridas e a contribuição para a formação crítica e reflexiva dos bolsistas. Desse modo, objetiva-se oferecer uma análise sobre a relevância e a eficácia do programa na formação de professores e sua influência positiva no ambiente educacional brasileiro.
Referências
ANTUNES, I. Linguagem como interação social: língua, gramática e ensino. In: Gramática contextualizada: limpando ‘o pó das ideias simples’. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 15-29.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 29 jan 2021
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Disponível em:
http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 29 jan. 2024.
DOLZ, J.,M NOVERRAZ, M., e SCHNEUWLY, B. 'Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento'. In: DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. "Gêneros orais e escritos na escola". Campinas: Mercado de Letras, 2004.
PANIAGO; R. N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. EDUR - Educação em Revista. 2018; 34: e190935. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Hdww8wDVHXvgbvFWPBrNkph/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jan. 2024.
SOARES, M. A reinvenção da Alfabetização. Presença pedagógica: Minas Gerais, v.9, n.52, 2013.
TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 1998.
ZABINI, F. O.; RODRIGUES, G. R.; OLIVEIRA, M. R. F. Relato de Experiências a Partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina. XVI Semana da Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, 2014. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/RELATO%20DE%20EXPERIENCIAS%20A%20PARTIR%20DO%20ESTAGIO%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCACAO%20INFANTIL%20DA%20UNIVERSIDADE%20ESTADUAL%20DE%20LONDRINA.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Porto das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).