Reflexões sobre os Itinerários do PIBID: Entrelaçando Teoria e Prática na Formação de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.sl.2514

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), surge em um contexto histórico marcado por diversas políticas de incentivo à formação docente, desencadeadas especialmente pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Inserido nesse cenário, o programa se apresenta como uma estratégia fundamental para o fortalecimento da identidade profissional dos futuros professores, ao aproximar de maneira articulada teoria e prática no processo de formação inicial. Este artigo científico busca explorar as experiências do PIBID como um componente essencial para a consolidação da prática pedagógica, destacando os desafios vivenciados, as aprendizagens adquiridas e a contribuição para a formação crítica e reflexiva dos bolsistas. Desse modo, objetiva-se oferecer uma análise sobre a relevância e a eficácia do programa na formação de professores e sua influência positiva no ambiente educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Genivan Silva Pereira, UFAPE - Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Pós-graduado em Gramática Normativa da Língua Portugues (INTERVALE); Pós-Graduando em Gestão e Administração Escolar e Literatura Contemporânea (INTERVALE). Além disso, sou mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Meus interesses acadêmicos abrangem diversas áreas, incluindo: Análise de Discurso Crítica; Análise de Discurso Francesa; Glotopolítica; Literatura Contemporânea; Teorias Decoloniais e Interseccionalidades; Estudos de Identidade e Representação.

Jéssica Lino Pereira, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Jéssica Lino Pereira é estudante do curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), instituição de ensino superior que se destaca pela formação acadêmica e pelo incentivo à pesquisa e à extensão. Como graduanda em Letras, ela participa de uma formação voltada para o estudo da linguagem, da literatura e da cultura, desenvolvendo competências que contribuem para sua atuação crítica e reflexiva no campo educacional e científico.

Referências

ANTUNES, I. Linguagem como interação social: língua, gramática e ensino. In: Gramática contextualizada: limpando ‘o pó das ideias simples’. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 15-29.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 29 jan 2021

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Disponível em:

http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 29 jan. 2024.

DOLZ, J.,M NOVERRAZ, M., e SCHNEUWLY, B. 'Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento'. In: DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. "Gêneros orais e escritos na escola". Campinas: Mercado de Letras, 2004.

PANIAGO; R. N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. EDUR - Educação em Revista. 2018; 34: e190935. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Hdww8wDVHXvgbvFWPBrNkph/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jan. 2024.

SOARES, M. A reinvenção da Alfabetização. Presença pedagógica: Minas Gerais, v.9, n.52, 2013.

TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 1998.

ZABINI, F. O.; RODRIGUES, G. R.; OLIVEIRA, M. R. F. Relato de Experiências a Partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina. XVI Semana da Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, 2014. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/RELATO%20DE%20EXPERIENCIAS%20A%20PARTIR%20DO%20ESTAGIO%20SUPERVISIONADO%20EM%20EDUCACAO%20INFANTIL%20DA%20UNIVERSIDADE%20ESTADUAL%20DE%20LONDRINA.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2026-02-20

Como Citar

Silva Pereira, G., & Pereira, J. L. (2026). Reflexões sobre os Itinerários do PIBID: Entrelaçando Teoria e Prática na Formação de Professores. Porto Das Letras, 11(2), 1–13. https://doi.org/10.20873.sl.2514

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)