SANGRIA: ÚTERO POÉTICO DA VIOLÊNCIA HISTÓRICA NO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.20873.24209Palavras-chave:
História; Poética; Multimídia; Violência; Luiza RomãoResumo
Este ensaio estuda parte da obra "Sangria", de Luiza Romão (2017), em paralelo com a história do Brasil e, por extensão, da América Latina. A poética da obra expressa a violência contra as mulheres, representada nos poemas e nas imagens do livro. O recorte de estudo busca a coerência semântica e estética, por isso a intepretação se restringe ao primeiro capítulo; a obra de Romão registra diversos temas sensíveis, por isso a perspectiva teórica de leitura é variada. Aqui o diálogo é com Viveiros de Castro, Darcy Ribeiro, Jessé de Souza, Byung-Chul Han e Slavoj Zizek.
Referências
ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos. 16. ed. Tradução de Vera Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
CHKLOVSKI, Victor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio de (org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 2018.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna (da metade do século XIX a meados do século XX). Tradução de Marise M. Curione e Dora F. da Silva. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
G1 RIO DE JANEIRO. Vítima de estupro coletivo no Rio conta que acordou dopada e nua. Disponível em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/05/vitima-de-estupro-coletivo-no-rio-conta-que-acordou-dopada-e-nua.html . Acesso em: 20 dez. 2019.
HAN, Byung-Chul. Topología de la violencia. Tradução de Paula Kupffer. Digital, 2013.
LOURENÇO, Eduardo. Do colonialismo como nosso impensado. Lisboa: Gradiva, 2014.
O GLOBO. 'O estuprador é você', protesto de chilenas, é replicado no mundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gD5CKuBOt3s . Acesso em: 2 dez. 2012.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
ROMÃO, Luiza. Sangria (filme completo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OzfcxgQ-Hy4 . Acesso em: 11 dez. 2019.
ROMÃO, Luiza. Sangria, de Luiza Romão (catarse). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z9Ifnk4qYGo Acesso em: 11 dez. 2019.
ROMÃO, Luiza. Sangria. Fotografias de Sérgio Silva. Tradução de Martina Altalef. São Paulo: Edição do Autor; Selo do Burro, 2017.
SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
VALENTE, Rubens. Em diálogos gravados, Jucá fala em pacto para deter avanço da Lava Jato. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1774018-em-dialogos-gravados-juca-fala-em-pacto-para-deter-avanco-da-lava-jato.shtml. Acesso em: 29 nov. 2019.
ZIZEK, Slavo. Violência. São Paulo: Boitempo, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).