O Ensino em Língua Portuguesa: Explorando Letramentos e Multiletramentos de Forma Crítica
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.sl.12Resumo
A abordagem da educação em língua portuguesa, ao explorar os conceitos de letramento e multiletramento de forma crítica, transcende a mera transmissão de conhecimento linguístico para abraçar uma visão mais ampla e engajada da linguagem. Ao invés de se restringir ao ensino tradicional de gramática e literatura, essa abordagem reconhece a importância de capacitar os alunos a compreenderem e produzirem textos em diferentes contextos e mídias. Isso significa não apenas ensinar a ler e escrever, mas também desenvolver a capacidade de analisar criticamente textos, questionar discursos dominantes e expressar suas próprias ideias de maneira coerente e persuasiva. O letramento crítico incentiva os alunos a não apenas consumirem passivamente informações, mas a se tornarem participantes ativos na construção e desconstrução de significados. Isso implica em uma compreensão mais profunda do poder da linguagem na formação de identidades individuais e coletivas, bem como na perpetuação ou contestação de estruturas de poder. Além disso, a abordagem de multiletramentos reconhece a diversidade de formas de comunicação na sociedade contemporânea, que vão além do texto escrito tradicional. Ela valoriza a multimodalidade, incluindo elementos visuais, sonoros e digitais, e incentiva os alunos a desenvolverem habilidades em diferentes linguagens e mídias. Nesse contexto, autores como Kleiman (2007), Rojo (2012), Street (1984), Souza (2021), e Freire (2001), entre outros, têm contribuído significativamente para uma compreensão mais crítica e abrangente do ensino de língua portuguesa
Referências
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, Informa UK Limited, v. 4, n. 3, p. 164-195, ago. 2009. DOI: 10.1080/15544800903076044. Disponível em:<https://doi.org/10.1 080/1554 4800903076044>.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra. Rio de Janei-ro, 1986.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001b.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017b.
JORDÃO, Clarissa. Menezes. As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital. Trabalhos em Linguística Aplicada, UNICAMP, Campinas, v. 46, n. 1, Jan./Jun. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/KR 5KvJghbXM3HJf3RgJ8mhB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15/nov/2021.
KLEIMAN, Ângela Bustos. Letramento e suas implicações para o ensino de língua ma-terna. In: Revista Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32 n. 53, p. 1-25, dez, 2007. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.242. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242. Acesso em: 23 de abr. 2024.
KLEIMAN Ângela. B.; ASSIS, J. A. (Org.). Significados e ressignificações do letra-mento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clecio.; MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação de professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.
OLIVEIRA, Maria. do Socorro. Letramentos e políticas públicas: a família na escola. In: KLEIMAN Ângela. Bastos.; ASSIS, J. A. (Org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
PINTO, Candida. Martins. Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre Le-tramento Digital na formação de professores de línguas do RS. 2015. (Tese de Doutora-do em Letras) – UCPel: Rio Grande do Sul, 2015.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane.; MOURA, Eduardo. (Orgs). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. - Belo Horizonte: Au-têntica Editora, 2009.
SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. Para uma redefinição de letramento crítico: confli-to e produção de significação. Formação de Professores de Línguas –Ampliando Pers-pectivas. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2011. p. 1-7.
STREET, Brian. (2014). Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no de-senvolvimento, na etnografia e na educação (Tradução Marcos Bagno). Parábola Edito-rial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).