"MANO COMO ASSIM", A PRODUÇÃO INFANTIL NA ERA DA LINGUAGEM MIDIÁTICA
O QUE DIZEM AS CRIANÇAS NOS APLICATIVOS TIK TOK E INSTAGRAM
Resumo
O presente artigo apresenta análises ensaísticas de um estudo que vem sendo realizado com crianças nas redes sociais, em especial nos aplicativos do TikTok e Instagram, cujo objetivo geral é conhecer o que dizem em suas produções audiovisuais, ao postarem seus vídeos nas redes sociais. Baseou-se na Teoria da Enunciação de Bakhtin em diálogo com o paradigma indiciário de Ginzburg para a realização da análise dos discursos no ambiente digital. Os resultados encontrados nos encaminham a afirmamos que as crianças estão enunciando de forma ativa, autoral e colaborativa, tendo seus modos de dizer alterados pelos artefatos digitais oferecidos pelos aplicativos TikTok e Instagram. Nesse ato de elaboração de suas postagens, entendendo as postagens como um tipo de gênero digital, as crianças deixam de ser apenas consumidoras e assumem o lugar de produtoras de conteúdo. As crianças estão brincando, enunciando, se apropriando e produzindo cultura. Nessa intrínseca relação com a cibercultura reluzem uma nova forma de ser criança na contemporaneidade.
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