A REPRESENTAÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS CAPAS DE LIVROS INFANTIS DO CLUBE DE ASSINATURA MINHA PEQUENA FEMINISTA SOB O FOCO DA GDV
Resumo
Nos últimos anos, o mercado editorial brasileiro tem assistido a uma significativa proeminência dos clubes de assinaturas de livros, especificamente de obras infantis. Neste contexto, destaca-se o clube Minha Pequena Feminista, cujos principais propósitos vão além do incentivo à leitura, visando à formação de meninos não-machistas e ao empoderamento de garotas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar como a igualdade de gênero é representada nas capas de dez livros infantis do referido clube, a partir dos recursos semióticos multimodais configurados. Para tanto, recorreu-se aos pressupostos teóricos da Semiótica Social Multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006[1996]) que entende a linguagem como um sistema semiótico de escolhas, não se restringindo apenas ao modo semiótico linguístico, mas também a outros modos semióticos, como o modo visual. Quanto às categorias de análise, adotou-se as metafunções visuais propostas pela gramática do design visual, precisamente os significados representacionais e interativos. Os principais resultados da pesquisa apontam para certa tendência em transgredir padrões imagéticos machistas de representação de meninas, a saber: a ausência da predominância da cor rosa em suas vestimentas, ao mostrá-las envolvidas em atividades intelectuais e sociais que não aquelas do cuidar de bonecas e de executar tarefas domésticas – sugerindo, assim, que as crianças podem ser o que elas quiserem, independentemente do gênero ao qual se identificam.
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