A SUBVERSÃO FEMININA EM HIBISCO ROXO, DE CHIMAMANDA ADICHIE
Palavras-chave:
subversão, personagens femininasResumo
Nosso trabalho tem como objetivo principal apresentar e analisar as personagens Kambili, Mama Beatrice, Tia Ifeoma e Amaka, do romance Hibisco Roxo (2003), de autoria da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, bem como a forma como cada uma das personagens subverteu o imposto culturalmente em sua sociedade, além de verificarmos brevemente as relações entre si, de maneira a estabelecer mudanças por meio desse contato e em como as estruturas familiares das personagens foram afetadas pela quebra do que fora imposto socialmente. Dessa forma, buscamos responder questões relacionadas a subversão feminina, silenciamento da mulher negra e transgressão na sociedade patriarcal. Utilizamos como base para o desenvolvimento de nossa pesquisa os estudos de Luciana Paula da Silva de Oliveira (2018) e Rafaella Cristina Laves Teotônio (2012) para analisarmos a trama de Hibisco Roxo (2003), e os textos de Alyxandra Gomes Nunes (2016) para tratarmos da autora Chimamanda Adichie, além de Zuleide Duarte (2012), para refletirmos sobre a escrita feminina africana.
Referências
DUARTE, Zuleide. Outras Áfricas: elementos para uma literatura da África. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2012.
NUNES, Alyxandra Gomes. Chimamanda Ngzi Adichie: trajetória intelectual e seu projeto literário. In Revista África(as), v. 03, n. 05, p. 129 -140, jan/jun, 2016.
OLIVEIRA, Luciana Paula de. Um passeio sobre a obra de Chimamanda Adichie. Disponível em: http://www.cep.pr.gov.br/arquivos/file/2017/procep/paideia/ADICHIE.pdf acessado em: 27 nov. 2018.
OLIVEIRA, PINHEIRO, Valnikson Viana de, Vanessa Rimbau. Reflexos do romance de formação em Hibisco Roxo, de chimamanda Ngzie Adichie In. Garrafa. Vol 17, n 49. Julho-Setembro, p. 220-231.
TEOTÔNIO, Rafaella Cristina Alves. Sobre identidades e diferenças: as relações de alteridade em Hibisco Roxo de Chimamanda Ngozi Adichie. Anais do XII Encontro da Abralic: Campo Graande. V. -, n. – out. 2012.
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