AS Letras e a disciplinarização do objeto livro
Uma história das ideias linguísticas?
Palavras-chave:
livro, discurso, história, ideias linguísticasResumo
Neste artigo, esperamos estabelecer as bases epistemológicas com que pretendemos trabalhar em algumas de nossas próximas pesquisas e projetos, numa perspectiva que temos designado História Discursiva dos Livros (HDL). Essa perspectiva atuará como visada da Análise Materialista do Discurso (de autores da tradição fundada por Pêcheux), mas também recuperando e atualizando ideias no entremeio de outros lugares de saber, como a História das Ideias Linguísticas, a História do Livro, a Epistemologia e outras regiões dos Estudos de Linguagem e da História. Para este pontapé, traremos como material de análise o modo como o objeto livro vem sendo disciplinarizado Brasil afora, comparando distintas grades curriculares de cursos de graduação que lidam com esse objeto, focando nas graduações em Comunicação Social e Letras. Essa problemática incide diretamente na constituição da HDL, uma vez que não é incomum a circulação de enunciados como “livro não é objeto da ciência X”, o que reverbera, por exemplo, em aceites ou reprovações de artigos em periódicos, em reformas curriculares, em ofertas de cursos de pós-graduação e mesmo em (más) avaliações por parte das agências de fomento.
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