AS Letras e a disciplinarização do objeto livro

Uma história das ideias linguísticas?

Autores

  • Phellipe Marcel da Silva Esteves UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Iuri Pavan Especializando em Edição e Gestão Editorial pelo Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe) e pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (UniÍtalo) e bacharel e licenciando em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Palavras-chave:

livro, discurso, história, ideias linguísticas

Resumo

Neste artigo, esperamos estabelecer as bases epistemológicas com que pretendemos trabalhar em algumas de nossas próximas pesquisas e projetos, numa perspectiva que temos designado História Discursiva dos Livros (HDL). Essa perspectiva atuará como visada da Análise Materialista do Discurso (de autores da tradição fundada por Pêcheux), mas também recuperando e atualizando ideias no entremeio de outros lugares de saber, como a História das Ideias Linguísticas, a História do Livro, a Epistemologia e outras regiões dos Estudos de Linguagem e da História. Para este pontapé, traremos como material de análise o modo como o objeto livro vem sendo disciplinarizado Brasil afora, comparando distintas grades curriculares de cursos de graduação que lidam com esse objeto, focando nas graduações em Comunicação Social e Letras. Essa problemática incide diretamente na constituição da HDL, uma vez que não é incomum a circulação de enunciados como “livro não é objeto da ciência X”, o que reverbera, por exemplo, em aceites ou reprovações de artigos em periódicos, em reformas curriculares, em ofertas de cursos de pós-graduação e mesmo em (más) avaliações por parte das agências de fomento.

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

Esteves , P. M. da S. ., & Pavan, I. (2020). AS Letras e a disciplinarização do objeto livro: Uma história das ideias linguísticas?. Porto Das Letras, 6(5), 299–323. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10346

Edição

Seção

História das Ideias Linguísticas

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