Português, língua diaspórica pluricontinental
Português, língua diaspórica pluricontinental
Organizadores(as):
Dr. Daniel Marra da Silva (Instituto Federal do Tocantins / Universidade Federal do Tocantins)
Dra. Ermelinda Lúcia Atanásio Mapasse (Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique)
Dra. Marie Quinn (University of Technology Sydney, Austrália)
Dra. Tânia Ferreira Rezende (Universidade Federal de Goiás)
O português é língua oficial em oito Estados nacionais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Globalmente, distingue-se por ser uma língua pluricontinental, uma das poucas línguas faladas nos continentes americano, europeu, africano e asiático, por cerca de 260 milhões de pessoas. O português é assim uma das línguas mais faladas no mundo e uma das principais línguas da cibercultura.
A oficialização de uma língua num país, entretanto, não implica em sua exclusividade, ao contrário, é tipicamente uma língua imposta em convivência com muitas outras. Assim, o português se modifica em resposta à sua própria herança cultural, com repertórios e padronizações locais (dicionários e gramáticas específicos). O que percebemos por português angolano, português brasileiro, português cabo-verdiano, português moçambicano etc. foram formados na diáspora colonial escravagista – transatlântica e além – em contato com os povos e as línguas locais de cada continente.
Tendo por base essa breve explanação, convidamos pesquisadores transcontinentais para contribuir com esta edição da revista Porto das Letras, com o propósito de explorar os muitos e diversificados repertórios e variedades do português, em diversificadas perspectivas teóricas. Serão bem-vindos trabalhos que considerem os diversos aspectos do uso do português, em sua respectiva territorialidade, e discutam as políticas linguísticas, descrevam a situação sociolinguística do português em domínios específicos da vida; destaquem a influência de línguas locais no uso do português; avaliem e/ou apresentem políticas linguísticas de apoio ao português ou a outras línguas; identifiquem e/ou comparem mudanças linguísticas do português; nessas perspectivas, ainda, que problematizem as políticas e os planejamentos educacionais envolvendo o português e as línguas de contato; a educação linguística e os letramentos pluri e transculturais.
Encerramento da chamada: 15 de novembro de 2023.