Um sonho chamado Terra
Uma análise do filme Mãri Hi – A árvore do sonho
DOI:
https://doi.org/10.20873-rpv10n1-31Palavras-chave:
Cinema. Cultura yanomami. Sonho. Morzaniel Ɨramari.Resumo
Este trabalho investiga a configuração de obras cinematográficas do povo Yanomami, destacando a organização, as implicações e os efeitos propostos por este tipo de produção. O estudo parte da lógica cosmológica do referido povo originário, aliando-se à teoria de Gilles Deleuze na relação entre consciência e cinema, para analisar o curta-metragem Mãri Hi - A árvore do sonho (2023), de Morzaniel Ɨramari Yanomami, premiado no festival É Tudo Verdade 2023. Inspirada pela metodologia de análise poética de Wilson Gomes (2004), o estudo também considerou autores que discutem territorialidade, como Félix Guattari (1999); Bruce Albert e Davi Kopenawa (2015, 2023); Hanna Limulja (2022), dentre outros. Deste modo, pretende-se evidenciar a utilização do aparelho cinematográfico aliado às lutas e ao pensamento yanomami, atendendo a um processo de construção cinematográfica baseada na correspondência entre mito e linguagem.
Referências
ALBERT, B; KOPENAWA, D. O espírito da floresta: A luta pelo nosso futuro. São Paulo: Companhia das Le-tras, 2023.
DELEUZE, G. Bergsonismo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
____. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Editora 34, 2018.
____. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que é a filosofia?. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DUARTE, D.R; TORRES, J. Entre o visível e o invisível: cinema indígena de auto-representação. Em: ____;____. (org.). Cosmologias da imagem: cinemas de realização indígena. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2021.
FRANCO, F.L. Governar os mortos: necropolíticas, desaparecimento e subjetividade. São Paulo: Ubu editora, 2021.
GOMES, W. La poética del cine y la cuestión del método en el análisis fílmico. Significação: Revista de Cul-tura Audiovisual, [S. l.], v. 31, n. 21, p. 85–105, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65584 [Acesso em: 5 abr. 2024]
GUATTARI, F. As três ecologias. 9. ed. Campinas: Papirus, 1999.
____. Caosmose: um novo paradigma estético. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
KOPENAWA, D; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LIMULJA, H. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami. São Paulo: Ubu editora, 2022.
TEIXEIRA, F.E. Cinemas “não narrativos”: experimental e documentário - passagens. São Paulo: Alameda, 2012.
Filmes
MÃRI HI - A ÁRVORE DOS SONHOS. Direção: Morzaniel Ɨramari Yanomami. Produção de Eryk Rocha e Ga-briela Carneiro da Cunha. Brasil: ARUAC Filmes, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lwidge de Oliveira, Maria Beatriz Colucci

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.














