Um sonho chamado Terra

Uma análise do filme Mãri Hi – A árvore do sonho

Autores

  • Lwidge de Oliveira UFS
  • Maria Beatriz Colucci UFS

DOI:

https://doi.org/10.20873-rpv10n1-31

Palavras-chave:

Cinema. Cultura yanomami. Sonho. Morzaniel Ɨramari.

Resumo

Este trabalho investiga a configuração de obras cinematográficas do povo Yanomami, destacando a organização, as implicações e os efeitos propostos por este tipo de produção. O estudo parte da lógica cosmológica do referido povo originário, aliando-se à teoria de Gilles Deleuze na relação entre consciência e cinema, para analisar o curta-metragem Mãri Hi - A árvore do sonho (2023), de Morzaniel Ɨramari Yanomami, premiado no festival É Tudo Verdade 2023. Inspirada pela metodologia de análise poética de Wilson Gomes (2004), o estudo também considerou autores que discutem territorialidade, como Félix Guattari (1999); Bruce Albert e Davi Kopenawa (2015, 2023); Hanna Limulja (2022), dentre outros. Deste modo, pretende-se evidenciar a utilização do aparelho cinematográfico aliado às lutas e ao pensamento yanomami, atendendo a um processo de construção cinematográfica baseada na correspondência entre mito e linguagem.

 

Referências

ALBERT, B; KOPENAWA, D. O espírito da floresta: A luta pelo nosso futuro. São Paulo: Companhia das Le-tras, 2023.

DELEUZE, G. Bergsonismo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

____. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Editora 34, 2018.

____. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que é a filosofia?. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DUARTE, D.R; TORRES, J. Entre o visível e o invisível: cinema indígena de auto-representação. Em: ____;____. (org.). Cosmologias da imagem: cinemas de realização indígena. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2021.

FRANCO, F.L. Governar os mortos: necropolíticas, desaparecimento e subjetividade. São Paulo: Ubu editora, 2021.

GOMES, W. La poética del cine y la cuestión del método en el análisis fílmico. Significação: Revista de Cul-tura Audiovisual, [S. l.], v. 31, n. 21, p. 85–105, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65584 [Acesso em: 5 abr. 2024]

GUATTARI, F. As três ecologias. 9. ed. Campinas: Papirus, 1999.

____. Caosmose: um novo paradigma estético. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

KOPENAWA, D; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LIMULJA, H. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami. São Paulo: Ubu editora, 2022.

TEIXEIRA, F.E. Cinemas “não narrativos”: experimental e documentário - passagens. São Paulo: Alameda, 2012.

Filmes

MÃRI HI - A ÁRVORE DOS SONHOS. Direção: Morzaniel Ɨramari Yanomami. Produção de Eryk Rocha e Ga-briela Carneiro da Cunha. Brasil: ARUAC Filmes, 2023.

Downloads

Publicado

2025-08-16

Como Citar

de Oliveira, L., & Colucci, M. B. (2025). Um sonho chamado Terra: Uma análise do filme Mãri Hi – A árvore do sonho. Perspectivas, 10(1), 106–119. https://doi.org/10.20873-rpv10n1-31

Edição

Seção

Dossiê Pensamento-Cinema 10