Emoldurando o Recife
Geografias Fílmicas no Cinema Pernambucano Contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.20873-rpv10n1-30Palabras clave:
Cinema. Lugar. Paisagem. Recife-PE.Resumen
Na contemporaneidade tornaram-se imprescindíveis investigações que priorizam as abordagens, como a fílmica e a cultural para (re)pensar o espaço sob a perspectiva do seu caráter subjetivo, considerando os “códigos simbólicos” envolvidos. Filme, nesse contexto, tanto se configura em um rico e válido objeto para a análise do discurso sobre o conceito de lugar, quanto possibilita o surgimento de novas tipologias espaciais considerando que o cinema, por exemplo, é um meio capaz de construir e produzir novos espaços/lugares através da produção de diversas visualidades destes. De modo geral, a cena urbana nos filmes dirigidos por cineastas pernambucanos tem um tema recorrente: a cidade do Recife-PE e o contraste entre seu passado histórico e colonial e o presente marcado pela expansão urbana e crescente da cidade; verticalização associada à especulação imobiliária – que acontece simultaneamente à mobilização e reivindicações de movimentos de grupos sociais e da sociedade civil, organizados em torno de discussões envolvendo a especulação no espaço urbano e o direito à cidade. Assim, o lugar (Recife) em filmes como Febre do Rato (Claudio Assis, 2012), O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012) e Aquárius (Kleber Mendonça Filho, 2016) é colocado no centro de suas narrativas.
Citas
AMIN, Ash; THRIFT, Nigel. Cities and Ethnicities. Ethnicities, vol. 2 (3), 2002, p. 291-300.
ASSIS, Claudio. Entrevista. Jornal do Comércio, 16 de abril, 2016.
COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Filmes de Prédio: Espaço, Arquitetura e Heterotopia em Filmes. Significação, v. 48, n. 55, 2021, p. 74-95.
COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. A Loud Cinematic City: Recifes Motion Condition in Neighbouring Sounds. In: FREIRE-MEDEIROS, Bianca; O’DONNELL, Júlia (Orgs.). Urban Latin America: Images, Words, Flows and the Built Environment. New York: Routledge, 2018, p. 69-90.
CUNHA, Mariana; SILVA, Antônio Márcio. Reel Life: Brazilian realites reflected in cinema. The Architectural Review, 31/10/2019, p. 1-6.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: The Time-Image. São Paulo: The Athlone Press, 1985.
EDENSOR, Tim. Industrial Ruins: Space, Aesthetics and Materiality. Oxford: Berg, 2005.
ENTRIKIN, J. Nicholas. The Beteweenness of Place: Towards a Geography of Modernity. London: Macmillan, 1991.
FERREIRA, Alexandre Figueirôa. O manguebeat cinematográfico de Amarelo Manga: energia e lama nas telas. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005.
FERREIRA, Francisca. “Torres Gêmeas” de Recife foram alvos de protesto no filme Aquarius. Folha de São Paulo, Recife, 3 dezembro 2016. In: https://bit.ly/3fBOGq4. Acesso: 05 Jul. 2023.
INGOLD, Tim. Imagining for Real: Essays on Creation, Attention and Correspondence. New York: Routledge, 2022.
INGOLD, Tim. Being Alive: Essays on Movement, Knowledge and Description. London: Routledge, 2011.
MACIEL, Caio Augusto Amorim. Espaços públicos e geo-simbolismos na “cidade-estuário”: rios, pontes e paisagens do Recife. Revista de Geografia (Recife), v.22, 2005, p. 12-20.
RELPH, Edward. Place and Placelessness. London: Pion Limited, 1976.
TUAN, Yi-fu. Space and Place: the perspective of experience. London: Edward Arnold, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria Helena Braga e Vaz da Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos concedidos a la revista o el derecho de primera publicación con la obra bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0) que permite compartir las obras con reconocimiento de autoría y publicación inical en esta revista.
2. Los autores pueden aceptar contratos, la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro) con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en un repositorio institucional o en su página web) con las referencias adecuadas a la revista.














