Um sonho chamado Terra
Uma análise do filme Mãri Hi – A árvore do sonho
DOI:
https://doi.org/10.20873-rpv10n1-31Palabras clave:
Cinema. Cultura yanomami. Sonho. Morzaniel Ɨramari.Resumen
Este trabalho investiga a configuração de obras cinematográficas do povo Yanomami, destacando a organização, as implicações e os efeitos propostos por este tipo de produção. O estudo parte da lógica cosmológica do referido povo originário, aliando-se à teoria de Gilles Deleuze na relação entre consciência e cinema, para analisar o curta-metragem Mãri Hi - A árvore do sonho (2023), de Morzaniel Ɨramari Yanomami, premiado no festival É Tudo Verdade 2023. Inspirada pela metodologia de análise poética de Wilson Gomes (2004), o estudo também considerou autores que discutem territorialidade, como Félix Guattari (1999); Bruce Albert e Davi Kopenawa (2015, 2023); Hanna Limulja (2022), dentre outros. Deste modo, pretende-se evidenciar a utilização do aparelho cinematográfico aliado às lutas e ao pensamento yanomami, atendendo a um processo de construção cinematográfica baseada na correspondência entre mito e linguagem.
Citas
ALBERT, B; KOPENAWA, D. O espírito da floresta: A luta pelo nosso futuro. São Paulo: Companhia das Le-tras, 2023.
DELEUZE, G. Bergsonismo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
____. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Editora 34, 2018.
____. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que é a filosofia?. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DUARTE, D.R; TORRES, J. Entre o visível e o invisível: cinema indígena de auto-representação. Em: ____;____. (org.). Cosmologias da imagem: cinemas de realização indígena. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2021.
FRANCO, F.L. Governar os mortos: necropolíticas, desaparecimento e subjetividade. São Paulo: Ubu editora, 2021.
GOMES, W. La poética del cine y la cuestión del método en el análisis fílmico. Significação: Revista de Cul-tura Audiovisual, [S. l.], v. 31, n. 21, p. 85–105, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65584 [Acesso em: 5 abr. 2024]
GUATTARI, F. As três ecologias. 9. ed. Campinas: Papirus, 1999.
____. Caosmose: um novo paradigma estético. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
KOPENAWA, D; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LIMULJA, H. O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami. São Paulo: Ubu editora, 2022.
TEIXEIRA, F.E. Cinemas “não narrativos”: experimental e documentário - passagens. São Paulo: Alameda, 2012.
Filmes
MÃRI HI - A ÁRVORE DOS SONHOS. Direção: Morzaniel Ɨramari Yanomami. Produção de Eryk Rocha e Ga-briela Carneiro da Cunha. Brasil: ARUAC Filmes, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lwidge de Oliveira, Maria Beatriz Colucci

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores conservan los derechos concedidos a la revista o el derecho de primera publicación con la obra bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0) que permite compartir las obras con reconocimiento de autoría y publicación inical en esta revista.
2. Los autores pueden aceptar contratos, la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro) con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en un repositorio institucional o en su página web) con las referencias adecuadas a la revista.














