Imagens ficcionais para uma dor real:

As representações do trauma em La mala educación, de Pedro Almodóvar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873-rpv10n1-33

Palabras clave:

Leitura. Imagens. Filme. Irrepresentabilidade. Trauma.

Resumen

O filme La mala educación (2004), de Pedro Almodóvar, tem, como um importante personagem, o diretor de cinema ficcional Enrique Goded. Um momento relevante do enredo é quando, planejando uma adaptação fílmica, o cineasta inicia a leitura do conto La Visita, escrito por seu amigo de infância Ignácio Rodriguez, e, imediatamente, aparecem as cenas de seu futuro filme, ou seja, à medida que ele lê o conto, as cenas se materializam para nós, espectadores, em uma prévia do filme que, naquele momento da leitura, é ainda um projeto. O objetivo deste texto é analisar como o arranjo da cena favorece a análise da figura do cineasta como alguém que organiza, em forma de filme, as imagens que surgem durante suas leituras de obras de arte e de fatos da vida. A hipótese é que a proposta de Almodóvar é que pensemos nos cineastas como leitores, e nos filmes como produtos finais das leituras que eles fazem ao longo de suas vidas.

Biografía del autor/a

Hêmille Perdigão, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestranda em Letras: Estudos da Linguagem pela mesma universidade. Doutoranda em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio e financiamento da CAPES. 

Citas

ALMODÓVAR, Pedro; STRAUSS, Frederic. Conversas com Almodóvar. Tradução de Sandra Monteiro e João de Freire.

ISER, Wolfgang. O Ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.

FILMOGRAFIA

MÁ EDUCAÇÃO (LA MALA EDUCACIÓN). Pedro Almodóvar. El Deseo. Espanha: 2004. Brasil: Fox Films do Brasil, 2004. [DVD]. (106 minutos), colorido.

BREAKFAST AT TIFFANY’S (BONEQUINHA DE LUXO). Blake Edwards. Jurow Shepherd. Estados Unidos: 1961. Brasil: Paramount Pictures, 1961. [DVD]. (115 minutos), colorido.

CANÇÕES

MANCINI, Henri; MERCER, Johnny. Moon River. Interpretação de Audrey Hepburn. In: BREAKFAST AT TIFFANY’S (BONEQUINHA DE LUXO). Blake Edwards. Jurow Shepherd. Estados Unidos: 1961. Brasil: Paramount Pictures, 1961. [DVD]. (115 minutos), colorido.

MANCINI, Henri; MERCER, Johnny. Moon River. Interpretação de Pedro José Sanchez Martinez. In: MÁ EDUCAÇÃO (LA MALA EDUCACIÓN). Pedro Almodóvar. El Deseo. Espanha: 2004. Brasil: Fox Films do Brasil, 2004. [DVD]. (106 minutos), colorido.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

Perdigão, H. . (2025). Imagens ficcionais para uma dor real:: As representações do trauma em La mala educación, de Pedro Almodóvar . Perspectivas, 10(1), 135–154. https://doi.org/10.20873-rpv10n1-33

Número

Sección

Dossiê Pensamento-Cinema 10