Exploding Woman!
DOI:
https://doi.org/10.20873-rpvn9v1-05Palavras-chave:
Plasticidade, Gênero, Malabou, MulherResumo
Talvez muito mais uma confissão do que um ensaio acadêmico tradicional, este trabalho é uma exploração da relação entre o conceito de plasticidade de Catherine Malabou e a mulher. Faço a seguinte pergunta: "o que significa 'reivindicar' a mulher em nosso atual contexto de gênero?" Começo com um breve prólogo, seguido de um desdobramento da paisagem plástica de Malabou. Em seguida, abordo e amplio "O problema da mulher", tentando ver a maneira como ele é moldado pelo contexto de gênero e como ele também molda esse mesmo contexto. Sugiro que o status da mulher talvez seja melhor emulado pelo conceito de plasticidade explosiva. Por fim, encerro com a alegoria da Mulher Explosiva.
Referências
BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge, 2006.
MALABOU, Catherine. What Should We Do With Our Brain? New York, New York: Fordham Univ. Press, 2008.
PRECIADO, Paul B., and Frank Wynne. Can the Monster speak? A Report to an Academy of Psychoanalysts. London, United Kingdom: Fitzcarraldo Editions, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lauren Haynes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.