Note sur l'Apophasis chez Denys l’Areopagite

Autores

  • Pedro Calixto Ferreira Filho
  • Eduardo Alvim Passarella Freire

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv7n1-35

Resumo

Este artigo se propõe a demonstrar que a retomada dionisiana da henologia neoplatônica não ocorre sem algumas mudanças devido à influência da teologia cristã no neoplatonismo. A mais importante delas é a revalorização do discurso positivo sobre a divindade, possível graças à negação por transcendência que permite afirmar que Deus é, levando em consideração o fato de que o Ser divino, por causa de sua transcendência está além de nosso conhecimento. A primeira questão da problemática da negação em regime neoplatônico cristão não visa tanto romper para com a definição aristotélica de negação e sim romper para com a suposta primazia da afirmação e mostrar que ela não tem fundamento ontológico, quando se trata do Uno. Mas também e acima de tudo, na teologia dionisiana, encontramos uma reabilitação da positividade dos atributos divinos revelados na Escritura, abrindo o pensamento do nada superessencial à não oposição. Nós veremos que a introdução do conceito de revelação é de capital importância, pois, doravante em regime cristão, se é preciso preservar o segredo, a obscuridade e também é preciso conciliar com a revelação, enfim, é preciso para manter a transcendência, não negligencie a imanência. Este gesto do Areopagita revelou-se de grande fertilidade na Idade Média.

Publicado

2022-07-15

Como Citar

Calixto Ferreira Filho , P., & Alvim Passarella Freire , E. (2022). Note sur l’Apophasis chez Denys l’Areopagite . Perspectivas, 7(1), 187–206. https://doi.org/10.20873/rpv7n1-35

Edição

Seção

Dossiê Filosofia Medieval