QUELOIDE GIGANTE EM ORELHA: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Evandro Leite Bitencourt Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.
  • Raphael Guilherme D'Angelis Brandão Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.
  • Nicole Ferreira Pimentel Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.
  • Luciane Pereira de Cerqueira Braga Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.
  • Allan Eduardo Pereira Rodrigues Curso de Enfermagem, Instituto de Pós Graduação do Tocantins, Palmas, Brasil.
  • Paulo Martins Reis Júnior Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.
  • Sabina Borges da Costa

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p18

Resumo

A cicatrização é extremamente importante para a sobrevivência do ser humano, visto que configura um mecanismo de defesa refinado. A contínua restauração do tecido epitelial na pele, permite a regeneração celular e assegura sua integridade morfológica e funcional. O queloide é um fenômeno exclusivamente humano, e ocorre quando há falha na remodelação das cicatrizes provocadas pelo desequilíbrio entre a formação e a degradação de colágeno, assim como modificação na alteração em sua organização espacial, o que gera a cicatriz exuberante. A lesão é elevada, brilhante, pruriginosa e/ou dolorosa, se localiza na derme, com crescimento contínuo, além de ultrapassar os limites da ferida original. O relato aqui apresentado é de um paciente do sexo masculino, 56 anos, que procurou o ambulatório de Cirurgia Geral para exérese de estrutura hipertrófica no lóbulo auricular da orelha direita. O procedimento foi realizado sem nenhuma intercorrência e o paciente teve alta médica no mesmo dia com prescrição de analgésico.

Biografia do Autor

Evandro Leite Bitencourt, Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Graduado em Química; Mestre em Química; Acadêmico Medicina, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Brasil; Pesquisador Voluntário Instituto Médico Legal do Tocantins (IML/TO), Palmas, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-06-27

Como Citar

Leite Bitencourt, E. ., Guilherme D’Angelis Brandão, R., Ferreira Pimentel, N., Pereira de Cerqueira Braga, L., Eduardo Pereira Rodrigues, A., Martins Reis Júnior, P., & Borges da Costa, S. (2020). QUELOIDE GIGANTE EM ORELHA: UM RELATO DE CASO. Revista De Patologia Do Tocantins, 7(1), 18–21. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>