Cobertura vacinal: uma análise comparativa entre os estados da Região Norte do Brasil

Autores

  • Guilherme da Silva Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Evandro Leite Bitencourt
  • Pedro Ferreira Fernandes Amaral Universidade Federal do Tocantins
  • Guilherme Parreira Vaz Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Martins Reis Júnior
  • Sabina Borges da Costa

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p14

Resumo

INTRODUÇÃO: A cobertura vacinal informa o percentual de crianças imunizadas e estima o nível de proteção da população infantil contra determinada doença. OBJETIVO: Comparar a cobertura vacinal entre os estados da Região Norte, no período de 2015 a 2019. MÉTODO: Trata-se de um estudo epidemiológico de análise descritiva que utilizou como fonte de dados o Sistema de Avaliação do Programa de Imunizações (API) e a base de dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) para os anos 2015 a 2019. Foram incluídos nesse estudo os imunobiológicos: BCG, Rotavírus Humano, Meningococo C, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite, Febre Amarela e Hepatite A. RESULTADOS: A Região Norte possui a menor cobertura vacinal entre as cinco regiões do Brasil (79,20). O estado da Região Norte com maior cobertura vacinal foi Rondônia (100,02) e com menor foi o Pará (69,37). A vacina BCG é a única que apresenta cobertura vacinal média superior a 90 (94,18). CONCLUSÕES: Evidencia-se a necessidade de compreender o contexto e as peculiaridades das diversas áreas nacionais para a elaboração de políticas de saúde mais específicas e eficazes para o aumento das taxas de cobertura vacinal.

Biografia do Autor

Guilherme da Silva Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico Medicina Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Evandro Leite Bitencourt

Graduado em Química, Mestre em Química, Pesquisador Instituto Médico Legal do Tocantins (IML/TO), Palmas, Brasil. Acadêmico Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Pedro Ferreira Fernandes Amaral, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico Medicina Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Guilherme Parreira Vaz, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico Medicina Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Paulo Martins Reis Júnior

Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo, Coloproctologista e Médico Legista, Doutor em Ciências em Gastroenterologia FM/USP-SP, Docente Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-06-27

Como Citar

da Silva Oliveira, G., Leite Bitencourt, E., Ferreira Fernandes Amaral, P., Parreira Vaz, G., Martins Reis Júnior, P., & Borges da Costa, S. (2020). Cobertura vacinal: uma análise comparativa entre os estados da Região Norte do Brasil. Revista De Patologia Do Tocantins, 7(1), 14–17. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>