PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE EM PALMAS DE 2015 A 2017

Autores

  • ALLAN EDUARDO PEREIRA RODRIGUES FACULDADE ITOP
  • Jhon Cleyton Barbosa Campos Faculdade ITOP
  • Isadora Dias de Oliveira
  • Karen Cristina Batista Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil
  • Débora Cirqueira Vieira Okabaiashi
  • Sávia Martins Gonçalves Ribeiro
  • Paulo Martins Reis Júnior
  • Evandro Leite Bitencourt

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n3p26

Resumo

INTRODUÇÃO: A dengue caracteriza-se como uma doença infecciosa viral aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, sendo um importante problema de saúde pública.

OBJETIVO: Avaliar o perfil epidemiológico dos casos de dengue no município de Palmas – Tocantins entre os anos de 2015 a 2017.

MÉTODO: Este e um estudo descritivo, retrospectivo, quantitativo, com informações baseadas em dados secundários no Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN) sobre dengue no período de 2015 a 2017, com levantamento de dados bibliográfico em bases eletrônicas. 

RESULTADOS: Durante o período analisado foram notificados 7.897 casos de dengue, a maioria no ano de 2015. A prevalência foi no sexo feminino com 4.052 (51,31%) e na faixa etária de 20-29 anos 3.635 (46,03%), com o período sazonal de novembro a maio, época de índices pluviométricos mais altos, facilitando a procriação e circulação do vetor. Na quase totalidade dos casos notificados apresentou cura (93,82%) como evolução dos casos.

CONCLUSÕES: Conclui-se que apesar de ter uma diminuição no número de notificações, a dengue ainda continua sendo um problema de saúde para a população mundial, sendo necessária medidas de controle, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Biografia do Autor

ALLAN EDUARDO PEREIRA RODRIGUES, FACULDADE ITOP

Acadêmico Enfermagem, Faculdade ITOP, Tocantins, Palmas, Brasil

Jhon Cleyton Barbosa Campos, Faculdade ITOP

Acadêmico Enfermagem, Faculdade ITOP, Tocantins, Palmas, Brasil

Isadora Dias de Oliveira

Acadêmica Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil

Karen Cristina Batista, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil. Pediatra pela Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil

Débora Cirqueira Vieira Okabaiashi

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Palmas, Especialista em Obstetrícia pela CGESP, Docente na Faculdade ITOP, Tocantins, Palmas, Brasil

Sávia Martins Gonçalves Ribeiro

Graduada em Medicina pela Universidade de Gurupi, Brasil. Pediatra pela Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil. Médica Pediatra do Hospital Público Infantil de Palmas, Tocantins, Brasil.

Paulo Martins Reis Júnior

Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo; Coloproctologista e Médico Legista, Doutor em Ciências em Gastroenterologia FM/USP-SP, Docente Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil

Evandro Leite Bitencourt

Graduado em Química; Mestre em Química; Acadêmico Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil; Pesquisador Instituto Médico Legal do Tocantins (IML/TO), Palmas, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-18

Como Citar

PEREIRA RODRIGUES, A. E., Barbosa Campos, J. C., Dias de Oliveira, I. ., Batista, K. C. ., Cirqueira Vieira Okabaiashi, D. ., Martins Gonçalves Ribeiro, S. ., … Leite Bitencourt, E. (2020). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE EM PALMAS DE 2015 A 2017. Revista De Patologia Do Tocantins, 7(3), 26–30. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n3p26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)