O IMPACTO DA COVID-19 NA NARRATIVA JORNALÍSTICA: a produção de conteúdo da Folha de S. Paulo

Autores

  • Marilene Lemos Mattos Salles Faesa Centro Universitário
  • Felipe Campo Dall'Orto Faesa Centro Universitáiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a9pt

Palavras-chave:

Covid-19; Folha de S. Paulo; Narrativa Jornalística; Construção Simbólica; Cultura Midiática.

Resumo

O presente artigo busca destacar a importância do contexto social para a produção de informações na sociedade, sendo assim, é essencial perceber o impacto da Covid-19, na produção jornalística brasileira. Para tanto, faz uma análise comparativa entre as capas da Folha de S. Paulo de abril de 2019 e abril de 2020, para compreender como o cotidiano tem pautado o jornalismo e, debater sobre uma nova ordem de mediação que envolve os diversos atores da comunicação, interferindo na construção de sentidos, que vai da produção de conteúdo à apropriação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Lemos Mattos Salles, Faesa Centro Universitário

PhD in Education (UFES). Coordinator of the Journalism and Advertising and Advertising courses at Faesa Centro Universitário. marilene.lemos@faesa.br.

Felipe Campo Dall'Orto, Faesa Centro Universitáiro

Master in Performing Arts (UFRJ), Unirio. Professor of the Journalism and Advertising and Advertising courses at Faesa Centro Universitário. PhD student in Cultural Studies at the University of Minho in Braga / PT. felipe.campo@faesa.br.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUER, Martin W.; GASKELL. George (ed) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70, 2011.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª.ed. São Paulo: Edusp, 2003.

CAREY, James. Communication as culture: essays on media and society. London: Routledge, 1988.

CASTTELS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 2001.

CASTELLS, Manuel. Inovação, liberdade e poder na era da informação. In: MORAES, Dênis (org). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2012.

CONDE, Mariana Guedes. Jornalismo no feed de notícias: a relação entre jornalismo e redes sociais do Instant Articles do Facebook. In: CANAVILHAS, João; Rodrigues, Catarina (org) Jornalismo móvel: linguagem, gêneros e modelos de negócio. Covilhã: UBI LabCom, 2017.

DALMONTE, Edson F. A narrativa jornalística e a representação da realidade. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR: Intercom, 2009. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1451-2.pdf Acesso em 09 de maio 2020.

DALMONTE, Edson F. Narrativa Jornalística e Narrativas Sociais: Questões acerca da Representação da Realidade e Regimes de Visibilidade. In: FERREIRA, Giovandro Marcos; HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz; MORAIS, Osvando J. de (org) Teorias da comunicação: trajetórias investigativas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.

FARO, José Salvador. À flor da pele: narrativas híbridas, cotidiano e comunicação. Revista Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.02, n.25, 2011.

FAUSTO NETO, Antônio. Comunicação e mídia impressa: um estudo sobre a aids. São Paulo: Hacker, 1999.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GRADIM, Adriana. Manual de Jornalismo. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2000.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que o jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a tenção do público. São Paulo: Contexto, 2005.

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: Edusc, 2011.

KUNSH, Margarida. Comunicação Intercultural e Cidadania em tempos de Globalização. A internacionalização das comunidades lusófonas e ibero-americanas de Ciências Sociais e Humanas: o caso das Ciências da Comunicação. CECS: Uminho, 2017. Disponível em: lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2729 Acesso em 09 de maio de 2020.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MORAES, Dênis. (org) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Record: Rio de Janeiro, 2003.

MORAES, Dênis. (org) Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Faperj, 2013.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.

NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.

PINTO, Manuel. O jornalismo como campo social e como domínio de formação. Comunicação e Sociedade, Cadernos do Nordeste. Vol. 12, 1999.

SILVA, Rafael Souza. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de jornalismo impresso. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2001.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1988.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Vol. II. Florianópolis: Insular, 2005.

WELSCH, Wolfgang. Transculturality: the Puzzling Form of Cultures Today. In FEATHERSTONE, Mike; LASH, Scoth (ed) Spaces of Culture: city, nation, world. London: Sage, 1999.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Publicado

2020-05-01

Como Citar

SALLES, Marilene Lemos Mattos; CAMPO DALL’ORTO, Felipe. O IMPACTO DA COVID-19 NA NARRATIVA JORNALÍSTICA: a produção de conteúdo da Folha de S. Paulo. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 3, p. a9pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a9pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9408. Acesso em: 22 nov. 2024.