THE IMPACT OF COVID-19 ON THE JOURNALISTIC NARRATIVE: the production of content from Folha de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a9ptKeywords:
Covid-19; Folha de S. Paulo; Narrativa Jornalística; Construção Simbólica; Cultura Midiática.Abstract
This article seeks to highlight the importance of the social context for the production of information in society, thus, it is essential to understand the impacto f Covid-19, in Brazilian journalistic production. To this end, it makes a comparative analysis between the Folha de S. Paulo covers from April 2019 and April 2020, to understand how daily life has guided journalism and to debate about a new order of mediation that involves the various actors of communication , interfering in the construction of meanings, ranging from the production of content to the appropriation of information.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUER, Martin W.; GASKELL. George (ed) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70, 2011.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª.ed. São Paulo: Edusp, 2003.
CAREY, James. Communication as culture: essays on media and society. London: Routledge, 1988.
CASTTELS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 2001.
CASTELLS, Manuel. Inovação, liberdade e poder na era da informação. In: MORAES, Dênis (org). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2012.
CONDE, Mariana Guedes. Jornalismo no feed de notícias: a relação entre jornalismo e redes sociais do Instant Articles do Facebook. In: CANAVILHAS, João; Rodrigues, Catarina (org) Jornalismo móvel: linguagem, gêneros e modelos de negócio. Covilhã: UBI LabCom, 2017.
DALMONTE, Edson F. A narrativa jornalística e a representação da realidade. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR: Intercom, 2009. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1451-2.pdf Acesso em 09 de maio 2020.
DALMONTE, Edson F. Narrativa Jornalística e Narrativas Sociais: Questões acerca da Representação da Realidade e Regimes de Visibilidade. In: FERREIRA, Giovandro Marcos; HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz; MORAIS, Osvando J. de (org) Teorias da comunicação: trajetórias investigativas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1993.
FARO, José Salvador. À flor da pele: narrativas híbridas, cotidiano e comunicação. Revista Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.02, n.25, 2011.
FAUSTO NETO, Antônio. Comunicação e mídia impressa: um estudo sobre a aids. São Paulo: Hacker, 1999.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
GRADIM, Adriana. Manual de Jornalismo. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2000.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que o jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a tenção do público. São Paulo: Contexto, 2005.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: Edusc, 2011.
KUNSH, Margarida. Comunicação Intercultural e Cidadania em tempos de Globalização. A internacionalização das comunidades lusófonas e ibero-americanas de Ciências Sociais e Humanas: o caso das Ciências da Comunicação. CECS: Uminho, 2017. Disponível em: lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2729 Acesso em 09 de maio de 2020.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MORAES, Dênis. (org) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Record: Rio de Janeiro, 2003.
MORAES, Dênis. (org) Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Faperj, 2013.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.
PINTO, Manuel. O jornalismo como campo social e como domínio de formação. Comunicação e Sociedade, Cadernos do Nordeste. Vol. 12, 1999.
SILVA, Rafael Souza. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de jornalismo impresso. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2001.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1988.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. Vol. II. Florianópolis: Insular, 2005.
WELSCH, Wolfgang. Transculturality: the Puzzling Form of Cultures Today. In FEATHERSTONE, Mike; LASH, Scoth (ed) Spaces of Culture: city, nation, world. London: Sage, 1999.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.