A EDUCAÇÃO DE IDOSOS NA VEJA E NA FOLHA DE SÃO PAULO: dados para uma análise crítica

Autores

  • Patrícia Mattos Amato Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Simone Caldas Tavares Mafra Universidade Federal de Viçosa
  • Eveline Torres Pereira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p473

Palavras-chave:

Envelhecimento. Educação. Revista Veja. Folha de São Paulo.

Resumo

As temáticas do envelhecimento e da educação se apresentam de forma rotineira nos textos jornalísticos. A partir desta constatação, esta pesquisa teve como objetivo investigar a educação de idosos enquanto notícia na revista Veja e no jornal Folha de São Paulo, pois se acredita no poder desses veículos de mídia na construção dos valores e necessidades da sociedade brasileira. Trata-se de pesquisa descritiva, tendo a coleta dos dados suporte bibliográfico e documental. Os resultados apontaram para uma escassez de matérias e o silêncio dos periódicos de maior circulação no país acerca do crescimento da demanda de educação formal e informal pelos idosos brasileiros, o que sinaliza a manutenção de rótulos e a resistência ou indiferença à necessidade política, econômica e social de se ressignificar a velhice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Mattos Amato Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa/ Fundação Presidente Antônio Carlos. Doutora. Professora do curso de graduação em Direito da Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá/MG. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado e doutorado desenvolvidos junto ao Departamento de Economia Doméstica da UFV.

Simone Caldas Tavares Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa. Doutora. Professora titular e orientadora junto ao programa de pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. É pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa ERGOPLAN e do Grupo Risco Social e Envelhecimento.

Eveline Torres Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa. Doutora. Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa.  Coordena o PROAFA que engloba projetos interdisciplinares de extensão voltados a pessoas com deficiência e/ou transtorno mental. E-mail: eveline@uv.br.

Referências

ALVES, S.; MOREIRA, C. F.; NOGUEIRA, S. Relações sociais, estereótipos e envelhecimento. Actas de Gerontologia, Porto, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2013.

AUGUSTI, A. R. Jornalismo e comportamento: os valores presentes no discurso da revista Veja. 2005. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

BENETTI, M. A ironia como estratégia discursiva da Revista Veja. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 18., 2007, Curitiba. Anais... Curitiba, 2007.

BIZELLI, M. H. S. S. et al. Informática para a Terceira idade: características de um curso bem sucedido. Rev. Ciênc. Ext., v. 5, n. 2, p. 4-14, 2009.

BUENO, M. S.; OLIVEIRA FILHA, E. A. Revista Veja e a terceira idade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba, set. 2009.

CARVALHO, C. J. A.; ASSUNÇÃO, R. C.; BOCCHIL, S. C. M. Percepção dos profissionais que atuam na estratégia de saúde da família quanto á assistência prestada aos idosos: revisão integrada da literatura. Revista de Saúde Coletiva, v. 20, n. 4, p. 1307-1324, 2010.

DAFLON, V. T.; FERES JR., J. Ação afirmativa na revista Veja: estratégias editoriais e o enquadramento do debate público. Revista Compolítica, n. 2, v. 2, jul./dez. 2012.

DIAS, P. R. et al. Gêneros e formatos na comunicação massiva periodística: um estudo do jornal “Folha de S. Paulo” e da revista “Veja”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 1988, Recife. Anais... Recife, 1988.

ERMEL, R. C.; FRACOLLI, L. A. O trabalho das enfermeiras no programa de saúde da família em Marília/SP. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 40, n. 4, p. 1-11, 2006.

FERREIRA, A. J.; SILVA, R. F. D. da. Uma leitura da educação e do ensino. In: FERREIRA, A. J. et al. Educação e envelhecimento. Porto Alegre, 2012.

GONÇALVES, Z. C. O novo mundo do passa cartões e aperta botões. In: NEGREIROS, T. C. G. M. A nova velhice: uma visão multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Reviver, 2007.

GOULART, D.; FERREIRA, A. J. Aprendizagem digital de idosos. In: FERREIRA, A. J. et al. Educação e envelhecimento. Porto Alegre, 2012.

KACHAR, V. Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. Revista Kairós Gerontologia, v. 62, n. 3, p. 368-371, 2009.

LIMA, C. A.; TOCANTINS, F. R. Necessidades de saúde do idoso: perspectiva para a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 3, p. 368- 371, 2009.

LOPES, A. Velhice, heterogeneidade e a dança dos esquisitos. In: GUSMÃO, N. M. M.; SIMSON, O. R. M. (Org.). Velhice e diferenças na vida contemporânea. Campinas, SP: Alínea, 2006.

MARTINS, J. J. et al. Políticas públicas de atenção à saúde do idoso: reflexão acerca da capacitação dos profissionais da saúde para o cuidado com o idoso. Rev. Bras. Geriatr. e Gerontol., 2007.

MORAIS, I. et al. Jornais Folha de São Paulo e Correio Braziliense: o que dizem sobre o Programa Mais Médicos? Rev. esc. enferm., USP, n. 48(Spec. 2), p. 107-115, 2014.

MOREIRA, F. B. Os valores-notícia no jornalismo impresso: análise das 'características substantivas' das notícias nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MOTA, C. G.; CAPELATO, M. H. História da Folha de S. Paulo: 1921-1981. São Paulo: IMPRESS, 1981.

MOTTA, L. B.; AGUIAR, A. C. Novas competências profissionais em saúde e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Ciência & Saúde Coletiva, v, 12, n. 2, p. 363-372, 2016.

NERI, A. L.; FREIRE, S. A. Qual a idade da velhice? In: _______. (Org.). E por falar em boa velhice. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 7-19.

PACHECO, J. L. As universidades abertas à terceira idade como espaço de convivência entre gerações. In: SIMSON, O. R. M.; NERI, A. L.; CACHONI, M. (Org.). As múltiplas faces da velhice no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Alínea, 2015.

PRADO, J. L. A. O perfil dos vencedores em Veja. Revista Fronteira: estudos midiáticos, São Leopoldo, RS, v. 5, n. 2, dez. 2003.

SCHWAAB, R. T.; TAVARES, F. M. B. O tema como operador de sentidos no jornalismo de revista. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p. 180-193, dez. 2009.

SILVEIRA, M. M. Educação e inclusão digital para idosos. CINTED-UFRGS – Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 2, jul. 2010.

SOUSA, C. P. M. Discurso e mídia: as relações de poder nas/das revistas. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 926-935, set.-dez. 2012.

STEPANSKY, D. A revolução das imagens: a velhice na mídia. In: NEGREIROS, T. C. G. M. A nova velhice: uma visão multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Reviver, 2007.

TEIXEIRA, S. M. O. Reflexões acerca do estigma do envelhecer na terceira idade. Estud. Interdiscipl. Envelheciment. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 503-513, 2015.

REFERÊNCIAS DO CORPUS

ALLEGRETTE, F. Envelhecer no século XXI. Veja, 23, mar. 2016.

BARROS, M. Eu me sinto mais jovem. Veja, 4 abr. 2018.

COLLUCCI, C. Brasil cada vez mais idoso exige rapidez adaptação em políticas públicas. Folha de São Paulo, 24 abr. 2018.

FRAGA, E.; PINTO, A. E. S. Carreira longa leva brasileiros com mais de 40 anos de volta à escola. Folha de São Paulo, 1º abr. 2018.

MASSUELA, A. Aulas para idosos propõem manter corpo e mente ativos; confira dicas. Folha de São Paulo, 8 ago. 2015.

MONTENEGRO, T. É tempo de se conectar. Veja, 5 out. 2016.

PINTO, A. E. S. Brasil cada vez mais idoso exige rapidez adaptação em políticas públicas. Folha de São Paulo, 21 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

RODRIGUES, Patrícia Mattos Amato; MAFRA, Simone Caldas Tavares; PEREIRA, Eveline Torres. A EDUCAÇÃO DE IDOSOS NA VEJA E NA FOLHA DE SÃO PAULO: dados para uma análise crítica. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 473–506, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p473. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7668. Acesso em: 22 nov. 2024.