COMO ESTÃO “NAVEGANDO” NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO?: um estudo sobre o uso da netnografia nas disciplinas de método de pesquisa

Autores

  • Kathiane Benedetti Corso Unipampa
  • Rodrigo de Oliveira Estela
  • Marina Valim Bandeira

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p232

Palavras-chave:

Netnografia, Pós-Graduação, Metodologia da Pesquisa, Administração

Resumo

O boom da internet nos últimos anos levou a sociedade a utilizar novas formas de comunicação. Seus usuários passaram de meros espectadores a produtores de conteúdo. Esta produção de conteúdo leva a uma evolução lógica dos métodos tradicionais de pesquisa, tanto no âmbito empresarial como nas instituições de ensino. Neste cenário, surge o método netnográfico ou, Netnografia. Esta nova ferramenta, focada na pesquisa online, e que favorece a coleta de informações on-line. Este estudo visa esclarecer o conceito básico a respeito da Netnografia, bem como demonstrar a utilização do método nos cursos de Pós-Graduação em Administração no Brasil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Netnografia; Pós-Graduação; Metodologia da Pesquisa; Administração.

 

ABSTRACT

The growing of the internet in recent years has led society to use new forms of communication. His users went from mere viewers to content producers. This leads to a logical evolution of traditional research methods, both in business and in educational institutions. In this scenario, the netnographic method appears. This new tool, focused on online research favors the collection of online information such as images, vídeos and comments. In this way, the presente study aims to clarify the basic concept regarding Netnography, as well as demonstrate the use of the method in the PostGraduate courses in Business in Brazil.

 

KEYWORDS: Netnography; Post-Graduation; Research Methodology; Business.

 

RESUMEN

El boom de Internet en los últimos años ha llevado a la sociedad a utilizar nuevas formas de comunicación. Sus usuarios pasaron de meros espectadores a productores de contenido. Esta producción de contenido lleva a una evolución lógica de los métodos tradicionales de investigación, tanto en el ámbito empresarial como en las instituciones de enseñanza. En este escenario, surge el método netnográfico o, Netnografía. Esta nueva herramienta, enfocada en la búsqueda en línea, y que favorece la recolección de información en línea. Este estudio pretende esclarecer el concepto básico respecto a la Netnografía, así como demostrar la utilización del método en los cursos de Postgrado en Administración en Brasil.

 

PALABRAS CLAVE: Netnografía; Postgrado; Metodología de la Investigación; Administración

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia. VIANA, l. “Netnografia como Aporte metodológico da Pesquisa em Comunicação digital”. Revista Sessões do Imaginário, p. 34-40, 2008.

AMARAL, A.; RECUERO, R.; MONTARDO, S. Blogs: Mapeando um objeto. Anais do VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008, Niterói. In: Anais do VI Congresso Nacional de história da Mídia. Niterói: UFF, 2008. p. 1-15.

ANGROSINO, Michel. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ARRUDA, Felipe. 20 anos de internet no Brasil: aonde chegamos? Acesso em: 06 de Nov. de 2017.

BRAGA, A. Usos e consumos de meios digitais entre participantes de weblogs: uma proposta metodológica. In: XVI ENCONTRO DA COMPÓS, na UTP, Curitiba, PR, 2007. Anais...Curitiba, PR, 2007.

CALAZANS, Angélica Toffano Seidel. Qualidade da informação: conceitos e aplicações. TransInformação, v. 20, n. 1, p. 29-45, 2008..

DECARLI, Gian Carlo. A Produção Científica Sobre Netnografia Em Periódicos De Ciência Da Informação No Brasil 2016. Anais... VI SECIN, Londrina - PR

EVANS, Leighton. Authenticity Online: using webnography to address phenomenological concerns. In: MOUSOUTZANIS, A.; RIHA, D. (orgs.). New Media and the Politics of Online Communities. Oxford: InterDisciplinary Press, 2010.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Novatec Editora, 2010.

HARIKEN – Disruptive Marketing by Data. Disponível https://www.hariken.co/

HINE, C. Virtual Methods and the Sociology of Cyber- Social-Scientific Knowledge. In: C. HINE (org), Virtual Methods. Issues in Social Research on the Internet. Oxford: Berg, 2000

KOZINETS, Robert V. Netnografia. São Paulo: Penso, 2014.

KOZINETS, Robert V. On netnography: Initial reflections on consumer research investigations of cyberculture. ACR North American Advances, 1998.

LANGER, Roy; BECKMAN, Suzanne C. Sensitive research topics: netnography revisited. Qualitative Market Research: An International Journal, v. 8, n. 2, p. 189-203, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003.

MALIGHETTI, Roberto. Etnografia e trabalho de campo: autor, autoridade e autorização de discursos. Revista Pós Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2010.

MALINOWSKI, B.K. Argonautas do Pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos dos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

NEGROPONTE, N. Vida digital. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

POLIVANOV, B. Etnografia Virtual, Netnografia ou apenas Etnografia? Implicações dos Termos em pesquisas qualitativas na Internet. In: Intercom. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2013. p. 1-15.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: E-Compós. 2007.

RECUERO, Raquel da Cunha. A Internet e a nova revolução na Comunicação Mundial. Disponível em: <http://www.raquelrecuero.com/revolucao.htm> Acesso em: 08 Dez. de 2017.

ROCHA, EP QUIMARÃES; BARROS, Carla; PEREIRA, Claudia. Perspectivas do método etnográfico em marketing: consumo, comunicação e netnografia. Anais do 29º EnANPAD-Encontro da ANPAD, 2005.

TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, 2006.

TURKLE, Sherry. Life on the Screen: identity in the age of the Internet. New York: Simon and Schuster, 1995.

VERGARA, Sylvia Constant. Começando a definir a metodologia. Projetos e relatórios de pesquisa em administração, v. 3, p. 46-53, 2000.

WEINBERGER, David. Why Open Spectrum Matters. The end of the broadcast nation. Collective intelligence: creating a prosperous world at peace, 2003.

ZIKOPOULOS, Paul et al. Harness the power of big data: The IBM big data platform. New York, NY: McGraw-Hill, 2013.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

CORSO, Kathiane Benedetti; ESTELA, Rodrigo de Oliveira; BANDEIRA, Marina Valim. COMO ESTÃO “NAVEGANDO” NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO?: um estudo sobre o uso da netnografia nas disciplinas de método de pesquisa. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 232–248, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p232. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6223. Acesso em: 19 abr. 2024.