PESQUISA NA AMAZÔNIA: notas históricas para a produção de conhecimento comunicacional

Autores

  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p153

Palavras-chave:

Ciência; Comunicação; Periferia; Amazônia; invenção.

Resumo

O artigo discute uma postura de pesquisa que dê conta das particularidades naturais e sociais da Amazônia. As inferências exploram a concepção de ciência moderna e posturas científicas que possam dar conta das particularidades dos objetos de estudo. Por esta abordagem é necessário superar as ideias que concebem a América Latina, e a Amazônia em particular, como periferias fadadas ao consumo de teoria e não à sua produção. Ao cabo é apresentada a percepção de que há a necessidade de assumir uma postura inventiva para dar conta do fazer pesquisa diante das mais diferentes realidades que se configuram na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Jornalismo e Mídia; especialista em Estudos Linguísticos e Literários; licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa. Professor no curso de Jornalismo na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Vilhena. Membro do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural - Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Artes, Mapa Cultural (UNIR), do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação - Pespcom (UFPA), e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação Design e Artes, Interfaces (UFAM). Tem interesses voltados para a pesquisa em Comunicação na região amazônica.

Publicado

2019-04-01

Como Citar

COLFERAI, Sandro Adalberto. PESQUISA NA AMAZÔNIA: notas históricas para a produção de conhecimento comunicacional. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 2, p. 153–173, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p153. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6036. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático