CLIO ENTRE A DIGITAL HISTORY E A STORIOGRAFIA DIGITALE: a oficina historiográfica de Anita Lucchesi e suas contribuições à história digital no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p669

Palavras-chave:

entrevista, história digital, história

Resumo

Entrevista realizada em 22 de março de 2017, com a historiadora Anita Lucchesi, pesquisadora filiada ao Centre for Contemporary and Digital History [C²DH – www.c2dh.lu] vínculada a Universidade do Luxemburgo. E também pesquisadora do Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe [GET-UFS] e do Laboratório de História Digital da Universidade de Luxemburgo. Integra a Rede Brasileira de História Pública [RBHP], à Federação Internacional de História Pública [IFPH] e ao Conselho Nacional de História Pública [EUA/NCPH].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

Referências

ALBIERI, Sara. História Pública e consciência histórica. In.: ALMEIDA, Juniele Rabelo de & ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

ALMEIDA, Juniele Rabelo de & ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. Introdução à história pública.São Paulo: Letra e Voz, 2011.

BARROS, José D’Assunção. História Comparada: um novo modo de ver e fazer a história. Revista de História Comparada, vol. 1, n. 1, Junho 2007.

BERNSTEIN, Adam. Digital Historian Roy A. Rosenzweig. The Washington Post, Sábado, 13 de outubro de 2007. Disponível em: <http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2007/10/12/AR2007101202489.html>. Acesso em: 10 nov. 2016.

COHEN, Daniel J; ROSENZWEIG, Roy. Digital history: a guide to gathering, preserving, and presenting the past on the Web. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2005.

GALLINI, Stefania & NOIRET, Serge. La historia digital en la era del Web 2.0: introducción al dossier historia digital. Historia Crítica, n.43, 2011, pp. 16-37.

LUCCHESI, Anita. Digital History e Storiografia Digitale: estudo comparado sobre a escrita da história no tempo presente [2001-2011]. 188f. Dissertação. [Mestrado em História Comparada, Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

Publicado

2017-08-01

Como Citar

SOARES, Fagno da Silva. CLIO ENTRE A DIGITAL HISTORY E A STORIOGRAFIA DIGITALE: a oficina historiográfica de Anita Lucchesi e suas contribuições à história digital no Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 669–715, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p669. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3948. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>